segunda-feira, 10 de março de 2014

Setor calçadista do Cariri prevê crescimento de 12% em 2014

O bom desempenho do setor é resultado da implantação do APL de Calçados da Região

Depois de fechar 2013 com uma produção em torno de 100 milhões de pares de calçados, a expectativa das indústrias calçadistas da Região do Cariri, que concentra um dos pólos industriais do Estado, é crescer até 12% em 2014. A estimativa é do presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região (Sindindústria), Antônio Mendonça.
Na esteira desse crescimento estão a estabilidade do mercado cearense e a projeção da produção local, além da melhoria do produto. Nesse item, o Arranjo Produtivo Local-APL de Calçados, desenvolvido pelo Sebrae, Senai e parceiros na região, tem ajudado a garantir estes avanços tecnológicos e de gestão.

Criado em 2009, com 35 empresas participantes, o APL de Calçados atende hoje, direta ou indiretamente, a 100 empresas do Pólo Calçadista da Região, que é o terceiro maior do país com 250 indústrias e 16 mil empregos diretos.

Resultado de uma parceria do Sebrae Ceará, Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região – Sindindústria e Senai, o APL nasceu com o objetivo de atender às empresas em questões como novas parcerias, inovação, mercado e gestão do meio ambiente.

Envolvendo empresas das cidades de Juazeiro, Crato e Barbalha, o APL vem investindo em capacitação e realizando consultorias gerenciais e tecnológicas, além de promover ações voltadas para a capacitação e o acesso à tecnologia. Um desses programas é o ALI-Agente Local de Inovação, do Sebrae, que ajuda a elevar o nível de inovação, através de soluções ligadas à gestão, desenvolvimento de produtos, processos produtivos e marketing.

Já o SEBRAEtec, ação tecnológica também voltada para o setor calçadista, tem proporcionado o acesso das MPE’s à dissolução dos gargalos que dificultam o crescimento das indústrias. O APL de Calçados do Cariri também tem facilitado o acesso dos participantes a eventos como exposições Interestaduais, realização de rodadas de negócios, além da implementação de programas de Produtividade, Qualidade e Design e a realização conjunta das edições da Fetecc- Feira de Tecnologia e Calçados do Ceará. Hoje, os maiores consumidores de calçados da região do Cariri são os estados do Nordeste e São Paulo, este último com 20% das vendas.

SERVIÇO:
Escritório Regional do Sebrae Ceará na Região do Cariri
(88) 3512-3322

Da Redação

CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário