segunda-feira, 31 de março de 2014

CONDENAÇÃO: EMPRESÁRIO DEVE PAGAR R$ 500 MIL POR ASSÉDIO MORAL

A Justiça do Trabalho condenou André Gogolia, um dos donos da empresa Icder Indústria e Comércio de Discos e Rebolos, em Sorocaba (SP), a pagar indenização de R$ 500 mil por assédio moral. O valor deverá ser revertido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador. 
Segundo a denúncia do Ministério Público do Trabalho (MPT), o empresário humilhava os funcionários com xingamentos e os intimidava com um revólver. José Bernardo dos Santos, que trabalhou como vigilante na Icder entre 1991 e 2011, contou que se demitiu devido aos abusos.
De acordo com a testemunha, o empresário o chamou por quatro vezes à sua sala, onde foi ofendido com expressões racistas como “preto sujo”. Outro funcionário, Alípio Rezende de Oliveira, também relatou ter passado por situações semelhantes. A Polícia Federal em Sorocaba confirmou o registro de um revólver em nome de Gogolia.
“Diante desse quadro, conclui-se que a parte requerida estabeleceu um ambiente de trabalho hostil, de ameaças e humilhações a seus empregados, quadro violador da dignidade humana e afrontadora do trabalho como valor social”, concluiu o juiz, que determinou ainda o fim imediato dos abusos e que cópias da sentença sejam afixadas na empresa. (das agências)
O POVO
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário