quinta-feira, 11 de abril de 2013



O QUE É SINDICATO


 Afinal, para que serve sindicato?


Sindicato é uma associação de trabalhadores que lutam para defender os interesses e direitos de seus pares, onde os trabalhadores são livres para se juntarem ao grupo de filiados. A Constituição Federal de 1988 reconhece o direito à sindicalização, à greve, à luta pela dignidade, e em seu artigo oitavo, inciso terceiro reza que “ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas".
   Cabe ao sindicato negociar coletivamente, intervir legalmente em ações judiciais e participar da elaboração da legislação laboral, tratando dos problemas coletivos que surgem decorrentes do exercício da profissão e se preocupa também com a condição social do trabalhador enquanto cidadão. Por exemplo: se o local de trabalho não tem condições adequadas, faltam equipamentos ou a manutenção destes é ineficiente, cabe ao sindicato informar a gestão sobre o ocorrido, e esta tomar as devidas providencias para que o problema seja solucionado. É comum confundirmos ações sindicais e ações de gestão.
   As ações do sindicato de classe contribuem não apenas para a defesa do próprio interesse do seu filiado como para o desenvolvimento da sociedade. Muitos trabalhadores pensam em sindicalizar-se quando estão em situação de problemas concretos, porém nestes casos pode ser tarde demais. Ações isoladas formam idéias vagas, distorcidas e equivocadas diante dos problemas da classe e as posições a serem tomadas por este profissional, acaba por prejudica-lo e a toda a sua categoria.
Sindicalizar-se significa fortalecer-se 
com vista à defesa de seus interesses, sendo estes individuais e coletivos, levando em conta que o sindicato lhes faz chegar informações preciosas, que o trabalhador nunca terá acesso se estiver caminhando individualmente. É um investimento individual e coletivo. Cabe ao sindicato, por exemplo, negociar acordos coletivos, auxiliar juridicamente o seu sindicalizado em homologações das rescisões contratuais, receber e encaminhar denuncias trabalhistas, como em casos de assédio moral, perseguição, atividade ilegal da profissão, precariedade de vínculo empregatício, negociar com o gestor em casos de demandas relativas a movimentos grevistas, jornada de trabalho, proteção aos diretos adquiridos, enfim, o sindicato representa o seu filiado.
   Reparemos que mesmo em situações em que achamos que o sindicato não está fazendo o seu papel, inconscientemente sabemos que ele está atuante, pois é mais fácil tomarmos uma postura anti-sindical onde criticamos o nosso sindicato bradando aos quatro ventos que “ele não faz nada” ou mesmo que “ele não presta”, do que nos envolvermos com a causa, tomarmos pé dos problemas, participarmos das assembléias e contribuirmos para a evolução da classe. Envolver-se com a causa demanda tempo, comprometimento, estudo, e por vezes deixarmos de lado nossos projetos pessoais para colaborar com o coletivo.
   Metaforicamente o sindicato é uma faísca, que transforma-se em chamas, é aquele fogo subterrâneo, persistente, que um ou outro isoladamente tenta apagar em vão. Nunca é demais ressaltar que uma categoria com representatividade é uma categoria unida, faça a sua parte: sindicaliza-se!

MEU PENSAR:

Muitos de nós perguntam: "Os homens do poder não tem a obrigação de entender e solucionar os nossos problemas?"
A pergunta procede, porém, em primeiro lugar, é impossível para qualquer governo deste planeta conseguir satisfazer a todos os interesses. E segundo, a democracia funciona assim mesmo, quem se une e luta pelos seus interesses recebe, quem fica isolado e não luta, fica esperando...(vai ficar esperando pelo resto da vida).
O nosso sindicato, o SINDISAPAEIROS-CE, tem como razão principal do seu surgimento, a luta pelos interesses legítimos das pessoas, que um dia decidiram se dedicar ao difícil ramo de dar vida nova aos motores e às suas peças periféricas e agregadas.
Neste sentido temos muito o que trabalhar e conquistar, e só há uma forma de conseguirmos vencer as batalhas que virão pela frente, é estarmos unidos e participativos.
Neste tipo de engajamento, diz a canção: "um mais um é sempre mais que dois".
Venha junto,
Venha ser mais do que um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário