O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados do estado do Ceará vem a público esclarecer aos moradores de Camocim que em nenhum momento afirmou que a filial local da empresa Democrata Calçados poderia fechar.
Preocupados com o emprego e a qualidade de vida dos mais de 600 trabalhadores e trabalhadoras da empresa, quatro diretores do Sindicato estiveram recentemente na rádio Pinto Martins para informar a comunidade sobre as frequentes demissões homologadas pelo Sindicato. Num período de um mês a entidade chegou a realizar mais de 60 rescisões, em contraponto a uma média de oito por mês. Ao mesmo tempo em que ocorriam os desligamentos em Camocim, trabalhadores eram contratados na filial de Santa Quitéria.
Além disso, informações de dentro da própria Democrata indicavam que as demissões aconteciam porque a empresa queria manter a lucratividade reduzindo o número de trabalhadores e, caso não atingisse este objetivo, fecharia sua produção na cidade.
Nossa intervenção buscava cobrar providências da direção da Democrata e uma intervenção da prefeitura para garantir que a empresa continuasse na cidade. Como representante dos trabalhadores, o Sindicato zela pelo emprego dos funcionários da empresa - que são os verdadeiros produtores da riqueza.
O Sindicato compreende o importante papel econômico que a empresa Democrata desempenha na cidade, empregando diversos pais e mães de família.
Mas tem um posicionamento em defesa dos trabalhadores. Além de lutar por melhores condições no emprego, queremos a garantia dos postos de trabalho e não mediremos esforços ou nos calaremos frente injustiças e desrespeitos dos direitos dos trabalhadores.
_______________________________________________________________________
Texto: Mário Luis
Acho muito contraditório um relato feito por algum trabalhador muito satisfeito com as ''benefes'' em todavia a massa de trabalhadores relata uma realidade bem diferente.
Trabalho no Sindicato há mais de 6 anos e não é bem isso o que presenciamos diariamente através das denúncias que à entidade. Primeiro, vejo que, no texto publicado em alguns perfis do Facebook e blogs locais, é de surpreender o que a empresa faz com esse ''colaboradores(as)''.
Fico sem palavras apenas ao imaginar que, ou estamos vendo ''miragens'', ou não há a necessidade de uma Luta em defesa da classe trabalhadora em Camocim, pois a empresa já seria o seu tudo.
Eu, venho aqui expressar a minha forma de repúdio ao fato de a empresa estar ''convidando'' os trabalhadores(as) para uma passeata em torno da cidade. A meu ver, isso não é nada mais que uma estrategia do patrão de tentar desmoralizar a classe trabalhadora, bem como os seus representantes eleitos. Acham que os trabalhadores vão a essa caminhada com rostos demostrando felicidades de bem está sócial. Mas sabemos que isso na verdade não é bem assim. Muito participaram por ''medo e opressão'', pois aqueles que não participarem podem sofrer perdas ''pessoais'' frente ao capital e aos opressores.
O sindicato não tem inventado nada sobre essa situação criada por parte do patronal.
Não sabemos se era para pressionar algum setor social. Apenas sabemos o marketing que foi criado deu certo. Lembremos que o sindicato reivindica o bem estar da classe trabalhadora e da sociedade.
Vejamos dados:
Mais de 60 demissões em 30 dias, apesar da média de 8 ao mês.
Informações seguras de que o representante da empresa falou aos ''4 cantos da cidade'' que se os trabalhadores que não produzissem cada vez mais a empresa iria fechar essa unidade (essa informação veio dentro da empresa).
O Dirigente sindical conversou com o diretor geral da empresa. Ele deixou bem claro que um dos fatores mais relevantes para essas demissões seriam os altos custos que a empresa tem em Camocim, devido a impostos municipais e outros fatores.
Gerente geral da empresa, em reunião com a direção do sindicato e para os trabalhadores que estava presente neste momento, deixou claro assim: ''a empresa em Camocim não estaria sendo rentável pois, em Franca, os custos de encargos municipais estavam mais atraentes se comparados ao de nossa cidade''.
Segundo ele, afirma que houve setores em Franca que foram reativados. Esses setores eram para Camocim, mas por conta dos custos acima citados não foi interessante essa vinda.
Então, baseado nesses dados, o sindicato interpretou o que já estava se consolidando, então baseados em dados e em testemunhos confiáveis, que o resultado seria o possível fechamento da Unidade.
Mais agora a empresa se posiciona diferente em seu testemunho, mais ainda na se concretizou com a recontratação de postos de trabalho e aumento do poder econômico dos seus Trabalhadores(as), para os grandes capitalistas e os seus representantes seja em que aspectos for, tanto na Política como na sociedade, a manutenção do emprego é único fator que importa, sabemos nós que alem do emprego existe n fatores de relevância de fundamental importância.
Como a saúde do trabalhador(a), respeito das leis trabalhistas, diminuir as doenças repetitivas do trabalho,pois temos vários trabalhadores(as) que está inúteis para relação de trabalho produtivo.
Então são esse e entre outros pontos cruciais para um trabalho decente, pergunto porque a empresa não tem essas políticas relevante para essa melhoria de trabalho ?
Vejamos como os caras são articuladores: fazem um convite para a comunidade camocinense, convidando vários setores do comercio (entre outros) para um ato, pois sabem muito bem que uma massa grande do comercio naturalmente se beneficia dessa renda, nada mais natural.
Para mim, isso não é nada mais que a manutenção do capital, a sociedade se de gladiando para manter seu poder de consumo e status! Não consigo enxergar nada de Socialismo ou Humanitário para esses ''Colaboradores''.
Postado por: Mário Luis
CAMOCIM INFORMADOS
TRABALHO NA DEMOCRATA A 11 ANOS E ESSE NEGOCIO É MUITO INTRIGANTE, QUANDO SE FALA QUE A EMPRESA CUIDA,SE PREOCUPA COM SEUS COLABORADORES
ResponderExcluirVEJO COISAS DENTRO DA EMPRESA QUE É UM ABSURDO TAIS COMO: ASSEDIO DE SUPERVISORES,TEC. DE SEGURANÇA FORNECENDO REMÉDIO SEM NENHUMA AUTORIZAÇÃO,HORAS EXTRAS SENDO PAGA FORA DO CONTRACHEQUE,TRABALHADORES IMPEDIDO DE IR AO MÉDICO, CIPEIROS SENDO IMPEDIDO DE PARTICIPAR DAS REUNIÃO MENSAIS, ACIDENTE DE PERCURSO NÃO FEITO A "CAT"(COMUNICADO DE ACIDENTE DE TRABALHO) SUPERVISORES IMPEDINDO QUE VÁ AO BANHEIRO,MASCARAS SENDO ENTREGUE COM MAIS DE 8 DIAS,CARGA HORÁRIA EXCESSIVA,GENTE MUITA DAS VEZES FICANDO ATÉ AS 22:OO.
PUDE PERCEBER NESSA CAMINHADA ARTICULADA POR PESSOAS DE CONFIANÇA DELES DE QUE ELES ESTÃO MUITO PREOCUPADO COM OS INCENTIVOS FISCAIS DO MUNICÍPIO E FICA NO JOGO SUJO COLOCANDO UMA ENTIDADE SINDICAL CONTRA OS TRABALHADORES.
HOJE A DEMOCRATA PROMOVEU UM "PALHAÇADA"PORQUE O DONO NÃO FOI???
ResponderExcluirMANDOU SÓ SEUS BABÕES.
trabalhar na democrata é complicado, além dos assédios dos supervisores a gente quando vai pro banheiro eles ficam tentando coibir a ida.consegui passar um tempo lá mas hj pensaria duas vezes se teria coragem de voltar a trabalhar lá .
ResponderExcluirgostaria q eles pagassem era meu capacete que roubaram dentro da fabrica.
ResponderExcluiros porteiro serve pra que??? os tec segurança serve pra que????
Eu fiquei muito surpresa pelas fotos na caminhada...............fotos essas que mostram satisfação, motivação pela empresa sou funcionária dessa empresa há quase 07 anos.... e nenhum momento presenciei a empresa fazendo alguma coisa "boa" para seus trabalhadores.... pelo contrário se o funcionário fala que está doente, ou que vai ao setor médico (quando tinha na empresa q não existe mais) logo o supervisor ou monitor já falava se faltar vai perder a cesta básica, ou incentivo isso no final do ano, e quando era normalmente dentro do ano que não fosse esse período que é onde a empresa mais vende automaticamente o supervisor constrangia seus funcionários com as seguintes perguntas: Se não quiser trabalhar tem quem queira... lembro me bem a uns 02 anos mais ou menos atrás trabalhava com o Raimundinho funcionário da empresa, que todos devem se lembrar desse acontecido.... era já quase no final do ano.... e ele ia para empresa com blusa de mangas comprida e eu fui umas das pessoas que perguntava o que ele tinha? Pq como podia 01 hora da tarde a pessoa trabalhar de manga comprida porque lá é extremamente quente? Logo ele respondia; estou doente, então perguntei porque você não vai para o médico, ele falava não posso porque se não perco meu incentivo e como quero casar vou precisar desse dinheiro.... mais infelizmente ele não se cuidou e descobriu que estava com LEUCEMIA QUE TODO O SEU SANGUE TINHA VIRADO ÁGUA..... e não dava mais tempo para se tratar e infelizmente no dia que saiu o incentivo foi o dia do seu enterro...... e o sindicato jamais vai aceitar esse tipo de coisa porque o sindicato luta sim por melhores condições de saúde, melhores condições de vida, queremos sim a democrata em nossa cidade, mais queremos também que ela não vise apenas seu LUCRO, MAIS QUE RESPEITE SEUS TRABALHADORES..............
ResponderExcluira democrata faz o que quer porque tem uns caras que trabalham comigo e acham que como é a única empresa tem que aceitar tudo
ResponderExcluiressa empresa não respeita ninguém o sindicato tem sim que nos defender, pois são nossos representantes e preciso do meu emprego, mais quero viver como cidadão e as vezes faço coisas que não é para mim fazer porque sou ameaçado, por isso não vou dizer o setor que eu trabalho
ResponderExcluir