quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

CAMPANHA SALARIAL ULTRAPASSA QUESTÕES ECONOMICISTAS E SALARIAIS PARA TORNAR-SE UMA LUTA POLÍTICA CONTRA O CAPITAL

O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.  Nosso papel fundamental é a luta e a negociação, buscando garantir direitos sindicais, políticos, sociais e trabalhistas. A partir deste princípio, o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza está em campanha salarial, juntamente com outros sindicatos e a nossa Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará – FETRACE e com o apoio da CONTRACS – Confederação dos Trabalhadores em Comércio e Serviços, da CUT – Central Única dos Trabalhadores, e de outras centrais sindicais do nosso Estado.

É com este conceito de unidade de classe que buscamos unificar as pautas de reinvindicações, que não são meramente econômicas/salariais, mas também sociais e politicas, no sentido de ampliarmos direitos e conquistas para a classe trabalhadora dos ramos de comércio e serviços. Na Campanha Salarial Unificada deste ano, 2013, temos 23 entidades participantes com as seguintes reivindicações: Ganho Real salarial Já, Creche nos locais de trabalho, plano de saúde, o aumento do Vale-alimentação, licença maternidade de seis meses, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e sem redução de salários, entre outras. “Não queremos só comida, queremos diversão e arte” .Exigimos o direito ao lazer, o acesso à cultura, segurança pública, educação, saneamento, saúde, transporte de qualidade gratuito para todos, enfim, queremos o direito de ser cidadãos com dignidade.

Nosso ramo é o que mais cresce na economia brasileira e na geração de empregos, porém, é na exploração onde mais se destaca. A jornada de trabalho no comércio não tem limites. A grande maioria dos comerciários trabalha sob condições desumanas, sem tempo sequer para se alimentar. No Centro da cidade, há lojas abrindo a partir das 07:00 horas e funcionando até 19:30h sem mudança de turnos. Já nos shoppings, o funcionamento vai até 22:00 horas, inclusive colocando em risco a integridade física dos trabalhadores em seu retorno para casa. Em ambos os casos, o comércio está funcionando de domingo a domingo, sem pagamento de adicionais e sem concessão de folgas, desrespeitando a Lei 9.452/2009 instituída pela então Prefeita de Fortaleza Luizianne Lins.

Desde o surgimento do capitalismo, os trabalhadores lutam para garantir seus direitos. O capitalismo e o capitalista vivem da exploração dos trabalhadores, e a produção dos lucros vem do trabalho que não é pago. É o trabalho do trabalhador que produz as mercadorias, as riquezas, que transforma a natureza, mas o nosso trabalho é apropriado, expropriado pelos capitalistas, pelos patrões, e nisso se assenta a exploração, a exclusão social, a miséria. A concentração de renda, a acumulação dos lucros advém dessa exploração e exclusão. Lutamos contra o capitalismo e buscamos uma economia, Estado e sociedade em que o trabalho humano e as riquezas provenientes dele, sejam distribuídos de forma justa e equilibrada entre a classe trabalhadora. Uma luta coletiva, processual, que se afirma em cada greve, cada mobilização, cada combate, nas vitórias e nas derrotas.
Por que unificamos esta campanha salarial com diversos sindicatos que detém data base em janeiro de 2014?

Por que somamos esforços e unificamos as pautas de reinvindicações?

Sabemos da importância de somarmos forças neste momento da campanha salarial unificada, pois os trabalhadores precisam desta unidade de classe.  Precisamos dizer à outra classe, a classe dominante, que somos maiores e podemos mais quando estamos juntos para lutar e ampliar nossos direitos.

Vamos à luta!

“A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver.” José Mártir.

Escrito por:
Domingos Braga Mota – Coordenador de Mobilização e Ação Sindical do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e Coordenador de Saúde e Segurança do Trabalhador da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços – CONTRACS/CUT.


CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário