segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Estado recebe 223 médicos cubanos da 2ª etapa do Programa Mais Médicos

O novo grupo irá se juntar aos 350 profissionais que já atuam em 119 municípios

Dos 2.117 médicos cubanos que fazem parte da 2ª etapa do Programa Mais Médicos, 223 serão deslocados para o Ceará, tornando o Estado o 3º do País que mais receberá participantes do programa nesta fase do processo. Destes, 27 serão direcionados somente para a Capital cearense, onde já atuam 58 médicos, entre brasileiros, intercambistas e cubanos.

Mais de 70% dos médicos do programa nacional estarão distribuídos no Norte e Nordeste do País Foto: Arquivo
De acordo com o  Ministério da Saúde, o novo grupo atenderá a população de 98 municípios. Em todo o Estado, 119 municípios já receberam médicos do programa federal.
A partir do dia 9 de dezembro, os médicos irão se juntar aos 350 profissionais do programa que já estão atendendo a população nas Unidades básicas de saúde do Ceará, totalizando 573 médicos até o momento.
Conforme o Ministério da Saúde, o estado que vai receber a maior quantidade de profissionais será a Bahia, com 376 médicos, seguido por Minas Gerais (233).
No Brasil: 2.117 cubanos chegam aos estados
No total, a 2ª etapa contou com 2.117 profissionais em todo o País, que irão atender a população de 1.250 municípios, beneficiando mais de sete milhões de brasileiros.  Mais de 70% deles estarão distribuídos no Norte e Nordeste do País. 
Outros 700 profissionais, totalizando os três mil médicos cubanos que desembarcaram no Brasil no início do mês, vão concluir o curso de avaliação na próxima quarta-feira (4) em duas capitais onde estão tendo aulas, São Paulo (SP) e Vitória (ES). Até o fim do ano, serão mais de 6,6 mil profissionais do Mais Médicos em atividade, o que representa impacto na assistência em atenção básica de mais de 22,7 milhões de pessoas.
Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados.
O Nordeste (1.152) e o Norte (406) são as regiões que mais vão receber médicos do total de 2.117 cubanos. A região Sudeste receberá 247, seguida do Sul, com 200 profissionais e do Centro-Oeste, que receberá 112 médicos.

CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário