domingo, 15 de dezembro de 2013

Ciro será o cabo eleitoral do candidato ao Governo do Ceará

Ciro Gomes, segundo amigos seus, vai arregaçar as mangas como fez na eleição de 2012, na defesa do candidato a governador do seu partido. (Foto: Kid Júnior)

Ciro Gomes (PROS), atualmente comandando a Secretaria da Saúde do Ceará, terá o papel mais importante na próxima campanha eleitoral no Estado, posto vir a ser o coordenador da sucessão do governador Cid Gomes (PROS), com a responsabilidade de não só ao lado de Cid, e do próprio candidato ao Governo, definir a estratégia de atuação dos aliados na disputa, mas de estar presente em todos os principais eventos políticos no Interior do Estado, onde o candidato estiver. Ciro, também pelo compromisso com a substituição do governador, não tem projeto de deixar o Ceará em 2014.

As limitações do governador, no exercício do cargo, impõem a participação de Ciro na campanha, mesmo que para tanto, em determinado momento, ele tenha de se afastar, por um certo período, da Pasta da Saúde, até para evitar as especulações normais, também quando tiver de sair do Ceará para emprestar apoio a candidatos do seu partido em outros estados.

Presidência

Ciro, relatam amigos próximos, não tem projeto de ser ministro. Em duas oportunidades ele já o foi. No Governo Itamar Franco, ocupou o Ministério da Fazenda, e em um dos governos Lula, assumiu o do Interior. Seu único ideal político é o de novamente disputar a Presidência da República já em 2018 e um ministério, neste momento, em nada ajudaria a esse objetivo.

A eleição do futuro governador do Ceará, apesar do pequeno peso político do Estado, será a base para retomar o projeto nacional. A sua afinidade com o substituto de Cid terá um significado importante para a meta futura, daí a necessidade de desenvolver todos os esforços possíveis para garantir a vitória do candidato oficial. Mas quem será ele? Provavelmente só em maio de 2014, véspera da convenção estadual obrigatória para a homologação das candidaturas, seja anunciado. O certo é que será um aliado da mais estreita confiança de Ciro, consequentemente, também de Cid.

CONTINUEM LENDO...

A reserva com relação às definições de candidaturas majoritárias tem sido uma característica de Cid Gomes. A escolha do nome do prefeito Roberto Cláudio para a disputa de 2012, só saiu pouco antes da convenção partidária. O próximo não será diferente, embora a inquietação na sua própria base aliada seja bem maior agora, mas sem qualquer força capaz de induzi-lo a alterar o cronograma por ele traçado.

Ciro Gomes, o "norte" do governador Cid, como este próprio afirma em todos os eventos públicos da política, será a voz mais influente junto ao chefe do Executivo estadual, no momento da definição do nome para disputar o Governo do Ceará. O ungido, evidente, além das qualidades presumíveis de ser um bom gerente da máquina pública estadual, agora maior do que a recebida por Cid há sete anos, terá de merecer a confiança dos líderes para receber, guardar e não molestar o patrimônio político construído pelos irmãos, sobretudo agora quando Cid e Ciro ficarão sem mandatos. Este ponto reduz o número de postulantes reais na base aliada.

PROS

Além do Governo do Ceará, no projeto de Ciro para ampliar sua ação política nacional está o Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Recém-criado, esta agremiação tem como seus principais expoentes nacionais o governador e o secretário de Saúde do Ceará, tanto que seus dirigentes na iminência de poderem ter um lugar no Ministério da presidente Dilma Rousseff, insistem no nome de Ciro Gomes, hoje expoente da agremiação.

Os sucessivos insucessos na consecução de seus projetos nos partidos por onde já passaram, principalmente no PPS e no PSB, animaram aos aliados de Ciro investir no PROS e chegarem ao seu comando nacional, a fim de não ficarem na dependência de outros controladores de partidos e, de modo próprio, no momento aprazado, decidirem como seguir no cenário nacional, sem os constrangimentos como os experimentados no início de junho passado, quando tiveram de sair do PSB.

Fonte: Diário do Nordeste



CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário