Um líder experiente para um ano legislativo atípico. O novo coordenador da bancada do PT no Senado, Humberto Costa (PE), acumula experiência. Além de interlocutor experimentado, fundador do partido, ele foi ministro da Saúde no início do governo Lula e liderou a bancada petista no primeiro ano deste mandato – em 2011.
Conhecido por seu bom trânsito entre os parlamentares e junto ao Governo, o senador foi um dos principais articuladores em momentos importantes, como a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigou o Caso Cachoeira e culminou com a cassação do mandato de Demóstenes Torres.
Também atuou como relator da proposta de criação de novas fontes de financiamento da Saúde, brigou pela aprovação do programa Mais Médicos e atuou como relator da Comissão para averiguar o andamento das obras de Transposição do Rio São Francisco.
Agora, Humberto diz que a prioridade é trabalhar com um olho no Congresso e outro nas demandas da população. “É um ano em que teremos que ajustar o trabalho Legislativo à realidade do calendário democrático”, disse, minutos após ser escolhido para comandar a bancada ao logo de 2014.
Antes de se debruçar sobre o que devem ser as prioridades da bancada para este ano, ele disse que vai se dedicar à divisão de tarefas entre os senadores – seguindo a tradição do Partido dos Trabalhadores.
Por enquanto, a tarefa-chave do novo líder é a construção de consensos para enfrentar com tranquilidade os embates políticos que marcarão o ano legislativo.
Fonte: Liderança do PT no Senado
CAMOCIM INFORMADOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário