quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Estudo revela que mordida de gato pode ser fatal

Foto: ReproduçãoA mordida de um gato pode levar uma pessoa a morte. Um estudo revelou que a bactéria 'Pasteurella multocida' está presente em 90% dos felinos e, em caso de infecção, a doença pode ser mais grave do que os casos de raiva e toxoplasmose.

A clínica Mayo, nos Estados Unidos, acompanhou 193 pacientes que estiveram no hospital entre 2009 e 2011 após serem mordidos por um gato. Trinta por cento do grupo precisou permanecer no hospital por três dias, enquanto o restante foi tratado com antibióticos.
Oito desses pacientes passaram por mais de uma cirurgia na mão ao terem problemas na circulação e até perda parcial da mobilidade. A bactéria 'Pasteurella multocida', que pode ser tratada com amoxilina, apareceu como a principal causa das infecções.
"Vermelhidão, inchaço, dor e dificuldades para mover a mão são sinais de que pode existir uma infecção e é preciso buscar tratamento", afirma Brian T. Carlsen, principal autor do estudo e cirurgião na Clínica Mayo. "A mordida de gato penetra facilmente na pele. As bactérias se multiplicam rapidamente e a cirurgia é normalmente necessária".
A bactéria também está presente na saliva dos cachorros, mas em menor quantidade. Após uma mordida, a pessoa pode ter infecções na pele, no tecido subcutâneo e até no músculo. Complicações como necrose da pele, osteomielite (infecção dos ossos), pneumonia ou até septicemia, conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por infecção, podem chegar se não tiver tratamento.
FONTE: sidneyrezende

CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário