quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

SECA: 29 cidades no Ceará estão com risco de entrar em colapso

Desse total, 10 estão em situação de alta criticidade, na iminência de entrar em colapso. Municípios precisam de ações emergenciais, como perfuração de poços e construção de Adutoras de Montagem Rápida

O Ceará tem hoje 29 municípios com risco de colapso no abastecimento de água. Desse total, 10 foram classificados em situação de alta criticidade, oito de média criticidade e outros 11 de baixa criticidade (ver infográfico). Todos demandam ações emergenciais que, no geral, incluem perfuração de poços e construção de Adutoras de Montagem Rápida. O relatório com as ações está sendo finalizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

“As propostas ainda serão analisadas pelos representantes do Comitê Integrado de Combate à Seca para que a ação a ser executada seja definida”, explicou o representante da Cogerh no Comitê, Gianni Lima. De acordo com ele, perfuração de poços deverá ser a solução para grande parte das cidades. Onde a criticidade de abastecimento foi considerada alta, essas ações devem chegar ainda este mês. A Cogerh garante que o colapso nunca vai existir porque as ações sempre vão garantir alguma fonte de água.

Cinco municípios deverão ainda receber adutoras definitivas através do Ministério da Integração, sob responsabilidade da Secretaria de Recursos Hídricos. As licitações das obras estão previstas para este mês e o próximo (março), entretanto, não há data definida para concretização. É o caso de Irauçuba, Quiterianópolis, Tauá, Potiretama e Caridade. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Fonte O POVO
_____________________________________________________________________________
O QUE PENSO:
Descaso com falta de planejamento. Na verdade, é muita incompetência desse governo que falava da época prefeita Luiziannne da relação com a cidade. Se não for incompetência , é o que mesmo? Não tem planejamento para não permitir que nossos irmãos do interior passem por dificuldades por causa da seca, pois , a seca , temos que ter convivência com ela, e em se quer , esse governador minimizou a situação grave que se encontra os municípios de acordo com a matéria do jornal O Povo. Nos distritos de Maranguape, tem quase um ano que não tem água nas torneiras. Tá na hora de dar o troco a e será governador, e será em outubro. Fiquem espertos. 

OLHO no OLHO nesse governo!





CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário