Um ônibus que fazia a linha Parangaba/ Parque Veras foi incendiado durante um protesto de moradores, ocorrido na noite de ontem, no bairro Jardim Cearense, na Capital. Segundo testemunhas, o veículo passava pela rua Rosa Cruz, na altura do número 222, quando os passageiros foram obrigados a descer por um grupo de manifestantes. Em seguida, homens atearam fogo ao veículo. Não houve feridos.
De acordo com a própria Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a ação teria sido motivada pela morte de um morador identificado como “Francisco Ricardo Sousa”, na última quinta-feira, na Maraponga. Testemunhas afirmam que a morte do homem foi provocada por PMs.
Segundo familiares da vítima, ainda na quinta-feira, Ricardo voltava para casa quando foi abordado e preso por três policiais militares do Ronda do Quarteirão. O homem teria sido espancado pelos PMs e, em seguida, levado para o Hospital Frotinha da Parangaba. Entretanto, a vítima não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.
o povo
CAMOCIM INFORMADOS
Investigação
Em nota oficial, divulgada na noite de ontem, a SSPDS e o Comando Geral da Polícia Militar informaram que já foram tomadas “providências no sentido de buscar a verdade dos fatos e apurar denúncias de participação de policiais na morte de Francisco Ricardo Sousa”.
Segundo o documento, foram abertos procedimentos na Polícia Civil, na Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança e Sistema Penitenciário (CGD) e na própria Polícia Militar para investigar a atuação dos três soldados que participaram da ocorrência.
A nota informa ainda que os policiais já foram ouvidos e tiveram prisão temporária decretada. A SSPDS e o Comando Geral da PM frisaram ainda que não compactuam com desvios de conduta e crimes praticados por seus servidores e que, se confirmada a participação dos policiais na morte, todos serão responsabilizados.
Momentos de tensão
Momentos de tensão
De acordo com uma passageira, que não quis se identificar, o coletivo foi abordado por homens que orientaram os passageiros a descer e pegar outro ônibus, pois o coletivo “não iria mais circular”. O fogo foi controlado por uma viatura do quartel do Corpo de Bombeiros da Messejana. A SSPDS informou que dois suspeitos de participação no ato de “vandalismo” foram identificados e estão sendo procurados.(colaborou Thadeu Braga)
Nenhum comentário:
Postar um comentário