sexta-feira, 4 de abril de 2014

IMPASSE NO DESTINO DO GOVERNADOR DO CEARÁ

Cid prepara saída, mas aliados dizem que ele fica

Ciro defendeu a permanência do irmão para "não deixar Ceará nas mãos de um aventureiro". Decisão sai hojeA complexa negociação em torno da sucessão estadual levou o governador Cid Gomes (PSB) a deixar para os momentos finais do prazo a decisão sobre sua permanência no Governo. Embora importantes aliados avaliem que Cid deverá ficar no cargo, todo o cenário para uma possível renúncia vinha sendo preparado desde a véspera. Reuniões estratégicas, inaugurações de obras e um pacote de mensagens enviado de emergência à Assembleia sinalizam a precaução do chefe do Executivo diante da hipótese de afastamento.
Cid levou seu grupo político ontem à noite para Limoeiro do Norte, onde inaugurou uma policlínica e faria nova rodada de reuniões com pré-candidatos do Pros, tudo ao lado do irmão Ciro Gomes – que é peça-chave do jogo pré-eleitoral e atua como uma espécie de “guru” de Cid. O núcleo se encontrará novamente hoje para fechar questão sobre o assunto. A data-limite para a desincompatibilização é amanhã.
Em Limoeiro, Ciro defendeu que o irmão fique no Governo até o fim do mandato e disse algo que pode ser interpretado como uma declaração de guerra aos que estão de olho no cargo: “O mais importante é não deixar o Ceará cair nas mãos de um aventureiro”, avisou.
De acordo com o presidente da Assembleia , Zezinho Albuquerque (Pros), Ciro está irredutível na decisão de não concorrer ao Senado – o que desobrigaria Cid de renunciar, mas, ao mesmo tempo, implicaria perigosa ausência de um Ferreira Gomes nas eleições majoritárias. Questionado sobre o destino do governador, Zezinho lembrou apenas que sua saída estaria condicionada ao “sim” do irmão para o Senado, o que não ocorreu até agora.

O vice-governador Domingos Filho (Pros), um dos que desejam disputar o Governo com apoio da aliança governista, foi evasivo e se disse “eticamente impedido de comentar” o impasse. A possível saída de Cid passa por um acordo com Domingos, que assumiria o Palácio da Abolição em caso de renúncia.

Em Limoeiro, outros dois pré-candidatos do Pros também estiveram presente na inauguração: Mauro Filho e Leônidas Cristino. Nesta sexta-feira, o governador inaugura a unidade de Nutrição do Hospital de Messejana e a ampliação de uma maternidade do Estado.

O POVO
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário