quinta-feira, 24 de abril de 2014

CUT- PE EM DEFESA DO PISO PROFESSORES DE GOIANA ANUNCIAM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Em assembleia com mais de 500 professores, realizada nessa terça-feira (22/04), no centro de Goiana, os professores da rede municipal de ensino do município localizado na Mata Norte, decidiram iniciar a greve da categoria, por tempo indeterminado. A categoria está em Estado de Greve desde 11 de abril, onde havia anunciado à Prefeitura que se as negociações não avançassem, no sentido de garantir o reajuste do Piso Nacional do Magistério, defenifo pelo MEC, no percentual de 8,34%, os professores entrariam em greve a partir de 22 de março.
Na rodada de negociação realizada na última quarta-feira (16/04), entre a comissão de negociação e o secretário de educação, Horácio Reis, e um procurador do município, o reajuste de 8,34% ficou condicionado à mudança no Plano de Cargos e Carreiras da categoria. "A Prefeitura de Goiana não apresentou qualquer proposta concreta de forma elaborada. Ainda condicionou o reajuste, previsto em lei federal, que devia ser aplicado desde 1º janeiro deste ano. Um sinal de redução e achatamentos de direitos conquistados, com muita luta pela categoria", avalia o diretor da CUT-PE e professor de Goiana, Alex Valença.
Para Alex Valença, o apoio cutista “Por um Sinpromg de Luta, Independente e na CUT”, nas greves e as ações do Sinpromg, soma à luta legítima dos professores. "Ocorre que uma Prefeitura como Goiana, que fez enormes renúncias fiscais, não pode negar o direito à educação”. E inda complementa que "outra discussão que emerge nesta luta é as discussões sobre a Lei de Responsabilidade Fisca (LRF), "que é usada contra os reajustes e melhorias no serviço público. Uma política de superávit fiscal primário, em que o governo atende os interesses da economia para ajudar a fazer caixa para o pagamento de dívidas, muitas vezes a banqueiros. Lanço uma pergunta: qual a lei que mais interessa ao povo: LRF ou a Lei do Piso que inicia a valorização da educação e seus profissionais?”
Nesta sexta (25/04), haverá audiência pública, na Câmara de Vereadores de Goiana, sobre o reajuste do piso salarial dos professores e as condições de trabalho nas escolas. Será mais uma atividade de mobilização para reabrir as negociações.
Da CUT-PE, com informações do diretor Alexander Valença (Alex).

CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário