quinta-feira, 24 de abril de 2014

EM DOIS MESES: PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS DEVEM CAIR, DIZ MANTEGA

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, previu, ontem, uma redução dos preços de combustíveis nos próximos dois meses, quando entrará no mercado a produção de etanol. Segundo ele, isso vai ajudar a controlar a inflação. "Isso vai acontecer entre maio e junho. Nós teremos o menor preço de etanol e portanto o menor preço de gasolina".
Mantega negou que o governo vá aumentar a mistura de etanol anidro na gasolina, dos atuais 25% para 27,5%, para ajudar no combate à inflação. "Sempre é possível, mas neste momento não estamos cogitando. Hoje a mistura é de 25% e nós agora estamos num período em que o etanol aumenta sua produção. Estamos começando a safra (de cana-de-açúcar) e quando entrar essa safra vai reduzir o preço do etanol e também dos combustíveis" afirmou o ministro.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE 
CAMOCIM INFORMADOS
CONTINUEM LENDO...

Descrença
Fontes do setor sucroalcooleiro também não acreditam que o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina sair neste ano. A avaliação é de que, além da resistência do governo em adotar a ideia ou de sinalizar para essa possibilidade em um futuro próximo, as usinas terão pouco tempo para se planejar, considerando que a safra começou neste mês.
Segundo elas, uma decisão tomada agora deveria valer a partir de 2015, dando tempo para que a nova demanda fosse considerada no momento do plantio e na estratégia de produção, ao longo de todo o ciclo de processamento. A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), no entanto, diz que o setor está preparado para atender ao aumento da mistura já nesta safra.
Para as fontes ouvidas pela Agência Estado, se o governo tomasse uma decisão, o ideal seria que isso acontecesse até julho, já que, no segundo semestre, a moagem de cana, e consequentemente, a produção de etanol, começa a perder força.
No ano passado, em maio, houve um ajuste, de 20% para 25%, no porcentual de mistura na gasolina. Mas a decisão havia sido tomada em dezembro de 2012. As fontes também consideram que o setor errou na abordagem do assunto.


CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário