quinta-feira, 24 de abril de 2014

EM BRASÍLIA: APROVADA PEC QUE INDENIZA OS “SOLDADOS DA BORRACHA”

O senador Inácio Arruda disse que a PEC faz uma reparação
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (23.04), em dois turnos, a PEC dos Seringueiros (PEC 61/2013). O objetivo é indenizar, com um bônus de R$ 25 mil, os trabalhadores recrutados durante a Segunda Guerra Mundial para produzir látex para pneus de veículos usados pelas Forças Aliadas.
Vivos e dependentes
Menos de 6 mil seringueiros, dos quase 60 mil que foram recrutados, ainda estão vivos e farão jus a indenização. O valor pode ser recebido também pelos dependentes. Essas pessoas já têm o direito a uma pensão vitalícia de dois salários mínimos.
Do Ceará
O senador Inácio Arruda, presente a votação, comemorou a aprovação da PEC, lembrando que 70% dos chamados “soldados da borracha”, alistados pelo governo Federal, partiram do Ceará. Foi criada até uma secretaria especial da Presidência da República, em Fortaleza, onde os milhares de jovens e de homens eram recrutados. “Muitos que reagiam ao destino de ter que ser soldado da borracha eram, muitas vezes, presos e compelidos a ir à força. E muitos foram assim”, explicou.
Reparação
Para Inácio esta é “uma pequena reparação. Mas é uma reparação a uma luta extraordinária desenvolvida por esses homens e por seus familiares, aqui representados por deputados federais e senadores, que têm discutido, debatido o assunto no Congresso Nacional”. E citou o caso da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), cujo pai, Francisco Jararaca, foi um soldado da borracha. “A Perpétua completará, daqui a pouco 12 anos de mandato, e todos dedicados à luta por esta reparação”.
Inácio lembrou também o trabalho da senadora Vanessa Grazziotin, que tem um tempo mais largo no Congresso Nacional, todo dedicado a essa causa. “O ex-senador Tião Viana (PT-AC), também empenhou-se neste debate, nesta discussão, aqui no Senado Federal”, completou.
Com informações da Assessoria
 
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário