sábado, 26 de abril de 2014

DECRETO SOBRE FERIADOS NOS JOGOS DA COPA EM FORTALEZA SEGUE INDEFINIDO

Prefeitura estipula prazo até 30 de maio para definir sobre feriados.
Nas cidade sede da Copa, apenas o Rio de Janeiro já decretou feriados.


A Prefeitura de Fortaleza ainda não definiu sobre decretar ou não feriados no período da Copa do Mundo de 2014, entre junho e julho deste ano. Durante audiência pública realizada nesta sexta-feira (24) na Câmara Municipal de Fortaleza, representantes do comércio se posicionaram contra os feriados.
De acordo com a entidade do comércio lojista, o prejuízo por dia parado pode chegar a R$ 1,2 milhão. “Nós somos contra os feriados. Somos a favor de um acordo para que o comércio possa funcionar. A nossa proposta é abrirmos e nos dias de jogos do Brasil, faltando duas horas [para o início do jogo], a gente fecharia. Nos outros dias abriria normal”, diz Paulo Sérgio Ximenes de Aguiar, diretor do Sindicato do Comércio Lojista (Sindilojas).
Das 12 cidades que vão sediar a Copa do Mundo, em apenas uma já houve a decretação oficial de feriados. No Rio de Janeiro, será feriado em todos os dias em que houver partidas no Maracanã. Em Belo Horizonte e Brasília, não vai haver feriados e nem ponto facultativo. Em São Paulo, Porto Alegre e Fortaleza, a situação permanece indefinida. Nas outras seis cidades-sede, deve ser decretado ponto facultativo nos serviços públicos estadual e municipal.
De acordo com a titular da Secretaria Extraordinária da Copa, Patrícia Alencar Macêdo, a Prefeitura de Fortaleza tem até o final de maio para definir. “Nós não temos um ponto de vista, uma posição. A Prefeitura quer ouvir a população, quer ouvir os interessados, as opiniões, os anseios. Quer saber qual é a necessidade de cada setor para poder, assim, decidir o que for melhor para a cidade de Fortaleza.”
Segundo o Ministério do Trabalho, em caso de decretação de feriado, o comércio não precisa, necessariamente, deixar de funcionar. Um acordo entre patrões e empregados pode garantir a abertura das lojas durante os jogos. “O prefeito [de Fortaleza] decretando feriado nos dias de jogos, o sindicato do comércio patronal e o dos trabalhadores podem sentar e negociar o funcionamento nesses dias. Para isso, tem de fazer um aditivo a uma Convenção Coletiva de Trabalho que está em vigor”, explica o Chefe de Fiscalização do Ministério do Trabalho, Luís Alves. Neste caso, segundo ele, é necessário que as datas dos feriados seja definida até o dia 15 de maio, para que as partes possam chegar a um acordo que deverá ser homologado pelo Ministério do Trabalho
G1 -CE
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário