terça-feira, 28 de maio de 2013

"Empresas modernas têm mudanças no ambiente e nas rotinas de trabalho"



Grandes empresas investem em lazer e em novas relações de trabalho. Consultora fala sobre o comportamento ideal dos funcionários.

A Sala de Emprego desta segunda-feira (27) aborda as novas relações de trabalho e mostra os comportamentos que atrapalham o dia a dia nas empresas. Especialistas falam das mudanças nas empresas, como a liberdade pode interferir na relação entre patrão e empregado e como o perfil dos candidatos é analisado durante as dinâmicas de seleção.

A cara do novo modelo de empresa pode ser moderninha, divertida, flexível com os horários de trabalho, mas na hora de cobrar resultados é rígida. “A maioria das empresas que estão brigando para estar na ponta, para estar bem sucedida com produtos competitivos cobra muito dos funcionários”, afirma a diretora de RH Mônica Santos.
Os mais de 500 profissionais do Google sabem disso. Os espaços dentro da empresa foram criados para dar conforto e aliviar a tensão: mesa de sinuca, um ambiente que imita o de um bar, uma parede forrada de discos. “É só para distração mesmo, tirar um pouco o foco do trabalho, esquecer um pouco. Você começa a olhar, começa a imaginar coisas, ajuda bastante também”, opina Gabriela Cassalino, suporte técnico de vendas.
Os jogos também são liberados na empresa. “Às vezes você vem aqui, dá uma suada, cansa um pouquinho, volta pra mesa, seu cérebro está lá de volta zerado e você continua a trabalhar”, conta o suporte técnico de vendas, Joaquim Cornélio.
No Buscapé, site de comparação de preços, produtos e serviços, funcionário estressado pode deitar na rede, jogar basquete, brincar de bater em um boneco ou ainda fazer massagem. “Há tanta falta de mão de obra que se a empresa não cuidar e respeitar o seu trabalhador, ele pede demissão e vai trabalhar no vizinho concorrente da empresa”, explica o especialista em relações do trabalho, José Pastore.
Empresas mais modernas exigem funcionários também mais modernos e essa nova forma de gestão reflete diretamente na hora de escolher os talentos. As dinâmicas de RH têm um novo desafio: encontrar profissionais que saibam conviver em um ambiente ao mesmo tempo livre e cheio de cobranças.
Novas formas de seleção, novos empregados, novos gestores. É o mercado de trabalho se adaptando às mudanças. A vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Elaine Saad, explica esse novo cenário: “A gente busca no mundo corporativo que a pessoa consiga ao máximo exercer sua competência de uma forma que ela se sinta à vontade para fazê-la. Claro que o funcionário vai seguir regras, mas a ideia é que ele não fique se sentindo preso, amarrado, obedecendo tantas limitações que o fazem não poder ser ele mesmo no cargo que ocupa, na atividade que exerce”.
Publicado em 27/05/2013 no Jornal Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário