"Sobram vagas temporárias"
Comércio e serviços temem falta de pessoal qualificado para preencher os 200 mil postos do Natal
Cristiane Bonfanti
Com o mercado de trabalho aquecido e a escassez de mão de obra qualificada, os empresários enfrentam dificuldades até mesmo para realizar as contratações temporárias de fim de ano. O comércio e o setor de serviços planejam admitir mais de 200 mil trabalhadores para o período natalino, mas os empresários temem não encontrar pessoas capacitadas. Com uma taxa de desocupação em agosto de 5,3%, o menor nível mensal desde dezembro de 2012, os trabalhadores estão cada vez mais exigentes na hora de assinar um contrato.
O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior, destaca que, com a taxa de desemprego no chão, os trabalhadores disponíveis no mercado, muitas vezes, têm baixa escolaridade.
Há carência de pessoas qualificadas para o setor de vendas, sobretudo nas cidades menores. Por isso, começamos a contratar agora para treinar durante o mês de novembro disse Pellizzaro.
VENDEDOR PRECISA SER MAIS BEM INFORMADO
Luis Augusto Ildefonso, diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), estima que o setor contrate cerca de 122 mil pessoas neste fim de ano, uma alta de 1,8% na comparação com o fim de 2012. A maioria das vagas 70 mil deverá ser destinada aos segmentos calçadista, de modas, perfumaria e cosméticos, uma vez que o consumidor deverá optar por itens de menor valor no Natal. Em seguida, estão os supermercados, com 28 mil vagas, e as lojas de móveis e eletrodomésticos, com 13 mil oportunidades. Ildefonso observou que, hoje, como os consumidores fazem comparações pela internet antes de ir às compras, as empresas precisam de pessoas especializadas no atendimento.
Quando chega à loja, o cliente precisa ser atendido por pessoas que conheçam bem os produtos. E este é o nosso embate, o que dificulta a contratação de temporários afirmou o diretor, que notou que muitos lojistas optam por universitários, com facilidade de aprendizagem. Outra dificuldade é o espírito individualista dos trabalhadores. Na venda, é preciso saber trabalhar em equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário