terça-feira, 22 de outubro de 2013

Têxtil

"Setor têxtil organiza protesto contra desindustrialização"


Por Camilla Veras Mota | De São Paulo
     
Entidades que representam o segmento têxtil estão organizando manifestação contra a desindustrialização do setor amanhã, em São Paulo, quando acontece uma importante feira de exportadores asiáticos na cidade. O "Grito de Alerta do Setor Têxtil e de Confecção" começará às 11 horas, em frente ao Palácio de Convenções do Anhembi, onde ocorre entre 23 e 25 de outubro a GoTex Show, que reúne cerca de 300 empresas asiáticas.
      
O protesto quer "chamar a atenção da sociedade e do governo para o processo de desindustrialização em curso" no setor, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Questionada se empresários participariam do protesto, a Abit declarou que eles poderão se unir ao protesto, mas a convocação às empresas pede que elas liberem os funcionários para participar da manifestação sem penalidades e descontos no salário.
      
As entidades que representam o setor dizem que a indústria têxtil e de vestuário já demitiu cerca de 55 mil trabalhadores, sendo 10.422 no setor têxtil e 44.579 no segmento do vestuário. Ao mesmo tempo, dizem, as importações de vestuário aumentaram 8,2%, em valor, comparativamente com o mesmo período em 2012. Em toneladas essa variação foi de 4,7%.
          
Participarão do ato, além da Abit, o Sinditêxtil-SP, Sindicato da Indústria do Vestuário Feminino e Infanto-Juvenil de São Paulo e Região (Sindivest), a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados (Conaccovest) e centrais sindicais.
Publicado em 22/10/2013 no Valor Econômico.


CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário