terça-feira, 22 de outubro de 2013

Professores em estado de greve

Professores da UECE aprovam estado de greve em assembleia no Campus do Itaperi


 Atualizada às 12h18
Professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) aprovaram estado de greve na manhã manhã desta terça-feira (22) no Bloco I do Campus Itaperi, em Fortaleza. Uma nova assembleia foi marcada para dia 29 de outubro, quando deve ser deflagrada o processo de paralisação das atividades. Representantes da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), paralisados há mais de 26 dias, também marcaram presença na assembleia.
Assembleia dos professores foi realizada na manhã desta quarta-feira. Já a dos estudantes acontece no final da tarde. FOTO: Thiago Gaspar.
Os docentes reivindicam, entre outras pautas, nova rodada de negociações com o governador Cid Gomes sobre o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) da categoria. Segundo Elda Maciel, professora do curso de Pedagogia do Campus de Crateús e presidente do Sindicato os Docentes da UECE (SindUece), há 5 anos o governador não recebe a categoria para discutir questões salariais da profissão.
Ainda de acordo com a presidente, o Sindicato ainde pede o concurso para a contratação de professores efetivos da universidade. "A UECE tem um déficit de quase 300 professoresefetivos para garantir o funcionamento mínimo das atividades de graduação e a conclusão em tempo hábil para os alunos da instituição", diz Elda Maciel.
A falta de professores e o sucateamento dos laboratórios estariam afetando, segundo a presidente, ainda as atividades de pesquisa da universidade, principalmente na hora de conseguir financiamentos através de editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) e do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). "Os editais exigem uma infraestrutura que a UECE não tem. Os laboratório são poucos e antigos", lamenta. "Muitos pesquisadores acabam perdendo os editais para universidades com uma estrutura mais adequada", explica.
Os estudantes ainda devem realizar uma assembleia às 17h para votar um indicativo de greve. A reunião entre os alunos acontecerá também no Campus do Itaperi. No último dia 10 de outubro,um grupo com cerca de 200 estudantes ocupou e pichou o prédio da reitoria da UECE. Outra ocupação realizada por estudantes também foi promovida no dia 19 de setembro, dessa vez em Itapipoca.
Pautas serão avaliadas, afirma Secitece
Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) afirma que, de acordo com o documento encaminhado pela comunidade acadêmica da UECE, das 12 pautas de reivindicação apresentadas, os itens de competência e responsabilidade da Secretaria estão sendo analisados pelo secretário e encaminhados ao governador Cid Gomes para avaliação. Outras demandas estão sendo resolvidas pela Reitoria da Instituição.
Após a realização da Assembleia, será feito novo contato entre a liderança do Movimento e a Secretaria para que sejam decididos novos encaminhamentos. 
Fonte: DN

CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário