segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Governo ficará com 76%

Governo ficará com 76% dos dividendos de 

Libra

plataforma com sol_optNão foi o melhor dos resultados. Torcíamos por um percentual ainda maior da Petrobrás no consórcio (ficou em 10%) e uma oferta mais generosa de “óleo-governo” (ficou em 42%, mas podia ser mais da metade). Mas garantimos a exploração do nosso maior campo do pré-sal pelos próximos 35 anos, e o Estado brasileiro vai ficar com a maior parte dos recursos auferidos.
A Petrobrás, como se esperava, foi a empresa que obteve a mais parcela do Campo de Libra. Dentro do consórcio vencedor, que inclui Petrobrás, as estatais chinesas, a espanhola Total e a anglo-holandesa Shell, a empresa brasileira tem 10%. Somando os 30% que a Petrobrás tem, por lei, por fora do consórcio, ela terá 40% do Campo.
Entretanto, a fatia do Estado será bem maior, porque se cobrará royalties (15%) e imposto de renda (25%). E o consórcio tem de entregar ao governo 42% da receita do petróleo extraído.
Segundo cálculo feito pelo blog Tijolaço, o governo ficará com aproximadamente 76% dos dividendos obtidos pela venda do petróleo de Libra.
A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Magda Chambriard, estima que, em 30 anos, o Campo de Libra trará como resultado para o governo brasileiro um montante na ordem de R$ 1 trilhão.
E entram, imediatamente, R$ 15 bilhões na conta do Tesouro Nacional.
ScreenHunter_2757 Oct. 21 16.09

Enviado por Miguel do Rosário
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário