quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Governo federal dará bolsas para formar novos professores


O ministro da Educação anunciou para os próximos dias o lançamento de um projeto nacional com o objetivo de estimular a carreira de professor entre estudantes do Ensino Médio. Durante a abertura do 2º Congresso Todos pela Educação, em Brasília, Aloizio Mercadante afirmou que o programa Quero Ser Cientista, Quero Ser Professor vai conceder bolsas para pesquisa nas áreas de matemática, física, química e biologia. As informações são da Agência Estado

Aproposta do governo é incentivar o interesse pelas licenciaturas dessas áreas, especialmente. Alunos de escolas públicas e professores orientadores receberão uma bolsa de estudos para desenvolver um projeto de pesquisa, aos moldes daqueles já implantados em instituições de ensino superior, para iniciação científica. Tanto o orientador quanto o estudante selecionados contarão ainda com o apoio de um pesquisador de universidade. Para o estudante, a bolsa deve ser de R$ 150.

De acordo com o ministro, há um déficit de cerca de 170 mil professores de matemática, física e química no setor público no Brasil:A demanda por matrículas no Ensino Superior nessas áreas é muito baixa, está em torno de 3%, e não sai desse patamar. As engenharias cresceram fortemente, passaram o Direito, mas matemática, física e química não crescem.

Aluno do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Porto Alegre, Pedro Henrique da Silva Dias, 15 anos, participa do Programa de Iniciação Científica na escola desde a 7ª série, realizando projetos nas áreas de matemática e física.

Para ele, a concessão de bolsas para estudantes da rede pública suprirá uma demanda nas áreas exatas que está em falta no Brasil.

O país necessita de profissionais no setor e a iniciação científica faz com que sejamos estimulados pelos professores. Esta é uma forma de o governo capturar talentos – afirma.

Pedro ainda não sabe se seguirá a licenciatura em Matemática ou Física, mas currículo ele já tem. No Clube de Astronomia, o estudante descobriu asteróides que se aproximavam da Terra e encaminhou um relatório à Universidade Hardin-Simmons, do Texas (EUA). O projeto foi reconhecido internacionalmente.

CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário