terça-feira, 24 de setembro de 2013

MATÉRIA DE DIRIGENTE SINDICAL QUE FOI DEMITIDA, SAI COMO DESTAQUE NO SITE DA CUT NACIONAL

Justiça determina reintegração de dirigente sindical demitida ilegalmente pela indústria de calçados Democrata em Camocim (CE)

24/09/2013

Lilian Araújo deverá voltar para a mesma função e ocupação e receber os salários atrasados e benefícios

Escrito por: William Pedreira

Comemoração Solene CUT 30 ANOS - 28 de agosto de 2013Demitida sumariamente pela indústria de calçados Democrata, a diretora do Sindicato dos Sapateiros no Estado do Ceará, Lilian Araújo, obteve nesta segunda-feira (23) decisão favorável da Justiça pela sua reintegração num prazo de 48 horas.
A decisão garante também a volta da dirigente para a mesma função e ocupação e o recebimento dos salários atrasados e de todo e qualquer benefício.
Caso a empresa descumpra a ordem judicial terá que arcar com uma multa diária de R$2 mil reais.
Histórico - Lilian trabalhava na planta da indústria de calçados Democrata na cidade de Camocim, Ceará, há quase sete anos. Reconhecida pelo seu trabalho na base, foi eleita em março para a direção do Sindicato e empossada no dia 12 de junho.
No final de julho, foi surpreendida ao ser demitida ilegalmente pela empresa, contrariando o artigo 543 da CLT que garante “a estabilidade do dirigente sindical a partir do momento da candidatura da chapa e até um ano após o mandato”.
Correspondia-se neste caso uma prática antissindical, já que Lilian foi a única trabalhadora demitida. “Dirigente sindical só pode ser demitido por justa causa e caso seja feito um inquérito judicial. Acredito que advogado da empresa esqueceu de ler os artigos da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Quero dizer para os trabalhadores da Democrata em Camocim que podem contar comigo. Não aceitarei de forma alguma que a empresa constranja ou ameace qualquer trabalhador. Por mais que seja demorada, ainda temos juízes honestos que reconhecem os direitos dos trabalhadores”, declarou Lilian.
Pela manhã, o Sindicato realizou uma manifestação na porta da empresa para cobrar respeito a decisão da Justiça.

VEJA O LINKhttp://www.cut.org.br/destaque-central/53300/justica-determina-reintegracao-de-dirigente-sindical-demitida-ilegalmente-pela-industria-de-calcados-democrata-em-camocim-ce

FONTE: CUT NACIONAL
CAMOCIM INFORMADOS

2 comentários:

  1. A REINTEGRAÇÃO DA GUERREIRA LILIAN VIA JUSTIÇA QUE NADA MAIS UMA INSTITUIÇAO DE UM ESTADO BURGUÊS DEMONSTRA QUE OS PATRÕES VIVEM TEMPOS DE INQUISIÇÃO TEMPOS QUE NAO EXISTIA UM PRIMEIRO DE MAIO DIA DO TRABALHADOR(A) O DIA 08 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER - E VALEU ESSA VITÓRIA PARA A CLASSE TRABALHADORA QUE QUANDO UNIDA SEMPRE VENCE E COMO O GRANDE MARX BRADAVA "TRABAOLHADORES(AS) DO MUNDO INTEIRO UNI-VOS9AS)".
    VALEU COMBATIVA LILIAN A LUTA DOS TRABALHADORES(AS) ESTEVE PRESENTE EM SOLIDARIEDADE A VOCÊ EM CAMOCIM E O MOVIMENTO SINDICAL SEMPRE ESTARÁ PRESENTE A QUALQUER INJUSTIÇA FEITA A TRABALHADOR(AS) E ONDE TIVER A OPRESSÃO, A EXPLORAÇÃO ENFRETAREMOS JUNTOS(AS)...VIVA A COMPANHEIRA LILIAN....VIVA A LUTA DOS TRABALHADORES(AS)!! RUBINHO AVANTE!!!!

    ResponderExcluir
  2. como havia relatado fui sim demitida de maneira arbritária e ilegal, mais o que essa empresa democrata não esperava era que com 10 pessoas como ela levou não intimidaram o juiz, isso mostra que temos sim que recorrer atras dos nossos direitos para que não sou eu mais outros trabalhadores que também foram demitidos doentes, mulheres grávidas também possam está recorrendo e essa vitória não é só do sindicato dos sapateiros mais de todos os sindicalistas e de todos os trabalhadores.

    ResponderExcluir