terça-feira, 24 de setembro de 2013

TRABALHADORES(AS) E POPULAÇÃO DE CAMOCIM, LEIAM ESSA MATÉRIA É DE MUITA IMPORTÂNCIA.


O SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE 

CALÇADOS DO ESTADO DO CEARÁ.

(SINDICATO DOS SAPATEIROS)

Escrito por : Mário Luis

O sindicato esteve hoje (24) na Radio Pinto Martins, para passa aos trabalhadores (as) e a população em geral, sobre a reintegração da Diretora Sindical (Lilian Araujo Pinto), que foi demitida no final de Julho arbitrariamente pela empresa, e sobre as demissões que vem acontecendo em quantidades assustadoras pela Empresa Democrata Calçados em Camocim.

Sobre a demissão da Companheira Lilian que foi Demitida sumariamente pela indústria de calçados Democrata, a diretora obteve nesta segunda-feira (23) decisão favorável da Justiça pela sua reintegração num prazo de 48 horas.
A decisão garante também a volta da dirigente para a mesma função e ocupação e o recebimento dos salários atrasados e de todo e qualquer benefício.
Caso a empresa descumpra a ordem judicial terá que arcar com uma multa diária de R$2 mil reais.

HistóricoLilian trabalhava no departamento pessoal da indústria de calçados Democrata na cidade de Camocim, Ceará, há quase sete anos. Reconhecida pelo seu trabalho na base, foi eleita em março para a direção do Sindicato e empossada no dia 12 de junho.
No final de julho, foi surpreendida ao ser demitida ilegalmente pela empresa, contrariando o artigo 543 da CLT que garante “a estabilidade do dirigente sindical a partir do momento da candidatura da chapa e até um ano após o mandato”.
Correspondia-se neste caso uma prática antissindical, já que Lilian foi a única trabalhadora demitida. “Dirigente sindical só pode ser demitido por justa causa e caso seja feito um inquérito judicial. Acredito que advogado da empresa esqueceu-se de ler os artigos da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Quero dizer para os trabalhadores da Democrata em Camocim que podem contar comigo. Não aceitarei de forma alguma que a empresa constranja ou ameace qualquer trabalhador. Por mais que seja demorada, ainda temos juízes honestos que reconhecem os direitos dos trabalhadores”, declarou Lilian.
Pela manhã, o Sindicato realizou uma manifestação na porta da empresa para cobrar respeito a decisão da Justiça.

Sobre as demissões em massa de tralhadores(as) 

Para o sindicato isso é nada mais que o capital buscando cada vez mais lucro, uma vez que o empresário visa acima de tudo e de todos lucro.
Já se passaram 16 anos que a empresa está estalada em Camocim, e seus Trabalhadores(as) não tiveram melhorias em nada, para terem uma ideia  a empresa alega que não da para aumentar relativamente o salário dos trabalhadores (assalariados), Ofertando 7,00 (sete reais) para que produz de fato o calçado e para a chefia um aumento de salário bem ''Gordo''.
O que não da pra entender é que no Ceará o setor de Calçados e Couro teve um aumento em seus lucros de 21,5 % comparado ao ano anterior.

Surgiu varias questões sobre as demissões que vem acontecendo na Democrata, uma delas é que a administração atual da prefeitura já tinha procurado a empresa para conversar sobre o que a mesma estava precisando, segundo informação  ''é que a empresa disse que não necessária de nada, apenas carros de lixos que poderiam fazer o transporte de seus matérias (lixos)'', por outro lado o Diretor sindical Marcos Sales, esteve com o Diretor geral da Democrata para saber o que estava acontecendo sobre essas demissões, na qual perguntou o representante da empresa se o problema seria os encargos municipais (incentivos fiscais), a qual ele respondeu que é um dos maiores motivos para esse excesso de Demissão, pois em outra reunião passada o ex: gerente da empresa falou que em Franca(SP) Os encargos estão mais baixos comparado ao de Camocim.

Sabemos nós que esse custeio que a empresa estar pagando sobre encargos municipal, já vem de muito tempo desde administração passada e se arrasta por essa administração.

Para o sindicato essa atitude da empresa de fazer demissão em Massa, é uma inconsequência por parte dos patrões, que não sentam com a quem possa a interessar e abre um dialogo para tentar ver uma possibilidade de todos saírem ganhado, Principalmente os Trabalhadores (as) que são os maiores prejudicados nesse confronto injusto.

O sindicato esteve observando e chegou a conclusão de que não é nenhuma perseguição sindical a empresa, uma vez que nós que fazemos o sindicato estamos aqui é para garantia os direitos dos Trabalhadores(as), sem deixar que os Capitalistas explorem além do que já fazem, Ou vocês acham que uma empresa que já estar aqui há 16 anos, iria sair de Camocim por conta de 7,00 (sete reais) a mais no contra-cheque dos Trabalhadores ?

Ou será porque o sindicato vai a porta da empresa denunciar as humilhações, assédios, as horas extras em escalas abusivas e entre outras coisas absurdas que vemos todos os dias, ''acho que não'', pois esse é o papel do sindicato reivindicar e garantir que a empresa cumpra o que estar em acordo Coletivo e na CLT.


Seja e empresa recebendo ou não isenção de impostos por parte de qualquer órgão competente, Nós da direção desta entidade que a mais de 76 anos vem trabalhando no Estado do Ceará, Não vamos se calar e baixar a cabeça por conta de pressão de patrões, que sunga o sangue dos Trabalhadores(as) e simplesmente diz que vai embora e reduz bruscamente o quadro de funcionários, Vamos continuar na nossa Luta e não vamos se render, Pois os trabalhadores (as) votaram nessa diretoria foi para defendê-los é isso que vamos continuar fazendo, doa a quem doer.

CAMOCIM INFORMADOS

Um comentário:

  1. Isso mesmo companheiro, nós até agora não sabemos o real motivo que essa empresa vem demitindo tanto trabalhador, mais sabemos que o capitalismo é uma máquina de produzir riquezas, ou seja, se aqui não estiver dando o lucro que eles tanto querem vão explorar em outro município, onde isso é errado pois há 16 anos essa empresa está aqui em Camocim e só dar o mínimo do mínimo para o trabalhador, isso quando não demite-os doente, ou seja, não tem um pingo de respeito e consideração por seus trabalhadores que tanto geram o seu lucro.

    ResponderExcluir