quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CID DEIXA O PSB

CID GOMES DEVE DEIXAR HOJE O PSB 



Após uma série de especulações, o governador Cid Gomes anunciou, na noite desta terça-feira (24), que o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque, e o prefeito Roberto Cláudio participarão hoje (25) de uma reunião da executiva nacional do PSB, em Brasília, para ratificar que o seu grupo político só ficará na legenda se puder apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Além disso, ele quer a confirmação de que não haverá retaliação do presidente nacional da sigla, Eduardo Campos, caso o governador e um grupo de dez deputados estaduais e quatro federais optem pela troca de partido. Nesta quinta-feira (26), Cid Gomes deverá comandar uma nova reunião com seus aliados no Estado, ampliada com a participação de prefeitos e presidentes dos diretórios municipais do partido no Ceará para decidirem o que fazer.
De acordo com o governador Cid Gomes, a primeira opção do grupo - que deve marchar junto em qualquer alternativa - é continuar no PSB, mas ele fez questão de ressaltar que encarou o convite à prefeita Luizianne Lins e ao deputado Heitor Férrer como uma hostilidade do partido. Apesar de adiantar que a conversa de hoje, em Brasília, terá um tom pacífico, Cid ressaltou a "aflição" da decisão que caberá a ele e seus correligionários, já que, além dos 14 deputados, alguns prefeitos, inclusive o de Fortaleza, podem sair do PSB, em caso de negativa do governador Eduardo Campos.
DETALHES
- Dos membros da Executiva Estadual do PSB cearense, não estavam na reunião, o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, que permaneceu em Brasília, e o secretário de Saúde de Fortaleza, Ciro Gomes, que está em viagem aos Estados Unidos.
- De acordo com a legislação eleitoral, pessoas que desejem disputar cargo eletivo nas próximas eleições só poderão trocar de partido até o dia 5 de outubro.
- Na reunião de ontem, tanto Cid Gomes como os aliados evitaram confirmar se a possível migração coletiva seria para o Partido Republicano da Ordem Social (PROS), cujo registro foi autorizado ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
- Em conversa ao celular com a senadora Lídice da Mata, do PSB, reconheceu que o convite que teria sido feito ao deputado estadual Heitor Ferrer, do PDT, e desafeto de Cid na Assembleia, fora uma provocação do diretório nacional do PSB. "Chamar o Heitor para concorrer ao Governo do Estado é brincadeira". E completou: "se quer me expulsar, converse comigo".
- O encontro de ontem reuniu deputados estaduais, federais e ainda dirigentes do partido a portas fechadas. Marcado para às 19h, a reunião só começou após às 21h30 e terminou próximo da meia-noite.
- Ao fim da reunião, todos os aliados do governador evitaram assegurar a mudança de partido, mas o governador Cid Gomes disse que acompanhará o grupo de aliados, independentemente da decisão tomada.
Com informações do DN


CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário