quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O QUE É ASSEDIO MORAL

ASSEDIO MORAL - SEGUNDA PARTE
O QUE É ASSEDIO MORAL - SEGUNDA PARTE

É o mesmo que violência moral: trata-se da exposição de trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes, durante o exercício de sua função. Isto caracteriza uma atitude desumana, violenta e sem ética nas relações de trabalho praticada por um ou mais chefes contra seus subordinados, visando desqualificar e desestabilizar emocionalmente a relação da vítima com a organização e ambiente de trabalho, o que põe em risco a saúde e a própria vida da vítima.
A violência moral ocasiona desordens emocionais, atinge a dignidade e identidade da pessoa, altera valores, causa danos psíquicos (mentais) interfere negativamente na saúde, na qualidade de vida e pode até levar à morte.
A vítima do assédio moral não consegue compreender o que se passa. Sente-se, em geral, culpada e responsável pela agressão do chefe. Não consegue entender os fatos, pois o agressor não lhe dá satisfações e ainda a ignora; passa a hostilizá-la, ridicularizá-la e inferiorizá-la, até que a vítima se sinta culpada, confusa e desestabilizada emocionalmente.
As mulheres passam a chorar frequentemente, ficam sensíveis e magoadas, têm ressentimentos. O medo é constante, chegando a passar mal, ter tremores e palpitações quando avistam o agressor.

É o mesmo que violência moral: trata-se da exposição de trabalhadores a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes, durante o exercício de sua função. 
Isto caracteriza uma atitude desumana, violenta e sem ética nas relações de trabalho praticada por um ou mais chefes contra seus subordinados, visando desqualificar e desestabilizar emocionalmente a relação da vítima com a organização e ambiente de trabalho, o que põe em risco a saúde e a própria vida da vítima.

A violência moral ocasiona desordens emocionais, atinge a dignidade e identidade da pessoa, altera valores, causa danos psíquicos (mentais) interfere negativamente na saúde, na qualidade de vida e pode até levar à morte.

A vítima do assédio moral não consegue compreender o que se passa. Sente-se, em geral, culpada e responsável pela agressão do chefe. 
Não consegue entender os fatos, pois o agressor não lhe dá satisfações e ainda a ignora; passa a hostilizá-la, ridicularizá-la e inferiorizá-la, até que a vítima se sinta culpada, confusa e desestabilizada emocionalmente.

As mulheres passam a chorar frequentemente, ficam sensíveis e magoadas, têm ressentimentos. 
O medo é constante, chegando a passar mal, ter tremores e palpitações quando avistam o agressor.

CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário