sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Mais Médicos

Rio Grande do Sul libera primeiros registros para o Mais Médicos no país

Conselho de Medicina autoriza 19 médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior a atuar no Estado

 

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) liberou nesta quinta-feira (19) os primeiros 19 registros provisórios do País para médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior, que vão atuar no Estado por meio do programa Mais Médicos. Os registros incluem médicos brasileiros formados no exterior, uruguaios, argentinos, cubanos e até um palestino.

Ao todo, o Cremers possui ainda 21 pedidos em análise. Esses oito pedidos foram protocolados pelo Ministério da Saúde no dia 29 de agosto. Com essa liberação, o Rio Grande do Sul se torna o primeiro Estado brasileiro a fornecer o documento para os profissionais, que devem iniciar as atividades nos municípios selecionados a partir de segunda-feira, dia 23.

O Cremers foi o primeiro conselho do País a ajuziar ação civil pública na Justiça Federal. Na quarta-feira, dia 18, após diversas tentativas por parte da classe médica, uma nova decisão judicial determinou que o Cremers fornecesse o documento aos médicos.

Fernanda Bassette
No O Estado de S. Paulo


Saúde pode fazer CRM arcar com salário de estrangeiros

Os conselhos regionais de medicina poderão ser acionados judicialmente a arcar com os salários dos médicos estrangeiros diante da negativa em conceder os registros provisórios necessários. O documento é necessário para os profissionais exercerem atividade clínica nos municípios onde irão trabalhar através do programa Mais Médicos. O tempo a ser cobrado dos conselhos começaria a ser contado a partir da segunda-feira, 23, quando o programa teria início.

A informação foi dada nesta quinta-feira, 19, no Recife, pelo subprocurador regional da Advocacia Geral da União (AGU), Carlos Eduardo Lima. "O Ministério da Saúde, com a AGU, não vai admitir nenhuma medida protelatória que prejudique a população que aguarda os médicos", garantiu ele.



CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário