quinta-feira, 26 de setembro de 2013

DESCASAMENTO

Ruptura de Campos com Dilma causa princípio de debandada no PSB

Depois de Cid e Ciro Gomes revelarem intenção de sair do partido, prefeito de Duque de Caxias (RJ), Alexandre Cardoso, e integrantes do diretório estadual foram punidos por defender aliança no estado
campos_Sérgio-Lima_Folhapre.jpg
Brasília – As primeiras reações ao rompimento do PSB com o governo partem do Ceará e do Rio de Janeiro. O governador do Ceará, Cid Gomes, e seu irmão Ciro Gomes anunciaram ontem (24), intenção de deixar o partido para manter o apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Hoje, socialistas do Rio de Janeiro formalizaram, a primeira punição a um correligionário depois da ruptura.
A direção executiva nacional do partido decidiu afastar o prefeito do município fluminense de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, da presidência do diretório estadual do Rio de Janeiro, bem como todos os secretários e coordenadores do diretório. Todos, por defender a presença do PSB na base de apoio ao governo federal, estariam trabalhando nos bastidores pela filiação de deputados estaduais e federais do partido ao PMDB, como forma também de apoiar o vice-governador do estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB), ao governo, em 2014. A executiva também determinou a abertura de um processo disciplinar contra Cardoso, no conselho de ética do partido.
O prefeito e ex-deputado federal considerou a decisão arbitrária. E disse ao final da reunião que a maioria dos integrantes do PSB no Rio de Janeiro prefere a candidatura de Pezão. “Esse foi o acordo firmado (o do apoio ao vice-governador em 2014) e levei a disposição da maioria do PSB do Rio ao governador Sérgio Cabral. Mas aí houve a decisão do Eduardo Campos de entregar os cargos”, contou. Cardoso ressaltou que um afastamento como o dele não pode ser decidido por reunião de executiva e sim, reunião de diretório. E pediu que o estatuto do partido fosse respeitado: “Será que, daqui por diante, todos no PSB que apoiam a presidenta Dilma Rousseff estarão errados?”
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional da legenda, afirmou que o que foi observado, no caso do Rio, foi um trabalho de militantes do PSB a favor de outros partidos, com o intuito de esvaziar a legenda no estado. Ao ser questionado sobre a saída iminente de Cid e Ciro Gomes, Campos disse que a sua intenção é que a saída do grupo do governador cearense ocorra dentro do que chamou de “diálogo fraterno”. Mas, no momento, a preocupação principal do PSB é com a entrada de novos quadros, “e não com quem sai”.

CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário