quarta-feira, 9 de abril de 2014

LULA DEFENDE CONSTITUINTE: “ESSE CONGRESSO NÃO FARÁ”

Do Escrevinhador -  
Rodrigo Vianna

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a convocação de uma Assembleia Constituinte para fazer a Reforma Política, em entrevista a blogueiros nesta terça-feira (8/4), no Instituto Lula, em São Paulo.

Na entrevista, Lula tratou de diversos assuntos, mas colocou que a pauta central para garantir a continuidade do processo de transformação social do país é a mudança do sistema político.

“Sou totalmente favorável a uma Constituinte exclusiva para fazer uma reforma política”, disse Lula. Segundo ele, os deputados e senadores que compõem o Congresso Nacional estão acostumados com o sistema político vigente e não vão mudas as regras.

“Sem a reforma política todas as outras reformas que temos de fazer serão muito mais difíceis. E eu estou convencido que essa reforma o Congresso não fará”, acredita o líder petista.

O ex-presidente disse estar convencido de que o financiamento público de campanha é “a forma mais barata, mais honesta, de fazer eleição no Brasil, para o cidadão saber quanto custa o voto”.

“A reforma política é a mais importante reforma que tem que acontecer neste país”, defendeu.

A presidenta Dilma Rousseff apresentou a proposta de convocação de uma Constituinte para mudar o sistema político em rede nacional de televisão, no contexto das mobilizações de rua de junho.


Depois da reação da base do governo, especialmente do PMDB, e dos setores conservadores na sociedade contra a Constituinte, acusada de “chavismo”, a proposta perdeu força dentro do governo.

Desde novembro do ano passado, mais de 70 movimentos sociais e entidades de todo o país constroem o Plebiscito Popular pela convocação de uma Assembleia Constituinte Soberana e Exclusiva para mudanças do sistema político.

O plebiscito será realizado entre 1º e 7 de setembro e terá uma pergunta: Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?

Eleições

Lula abriu a entrevista coletiva para blogueiros desmentindo boatos de que será candidato este ano. “Eu não sou candidato. Minha candidata é a Dilma Rousseff”, referendou.

O líder petista disse que é contra a Lei Antiterrorismo, em discussão no Congresso no contexto de protestos de rua. “Não acho que o Brasil precisa dessa Lei, porque não tem terrorismo no Brasil. No país do carnaval, fazer uma lei contra alguém que usa máscaras é impensável”.

Lula disse que os protestos da juventude representam a “sociedade em processo de evolução, tentando conquistar cada dia mais coisa. Aprendemos a fazer política, fazendo manifestação, fazendo greve. A democracia não é um pacto de silêncio”.

Manipulação

A assessoria do ex-presidente Lula acusou as páginas na internet de Folha de S.Paulo e O Globo de manipularem uma fala do ex-presidente sobre a CPI da Petrobrás.

Ambos os sites disseram que Lula defendeu que “tem de ir pra cima” para impedir a criação da CPI.
A assessoria afirma que Folha e O Globo “alteraram a declaração do ex-presidente sobre o assunto” e liberou o áudio do trecho (ouça aqui)


FONTE: BLOG DO SARAIVA
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário