terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Ceará Consignados: Eliane Novais pede afastamento de secretário

Atualizado em: 14/01/2014 -
Parlamentar protocolou requerimento ao Governador do Estado solicitando afastamento do secretário da Casa Civil
Parlamentar protocolou requerimento ao Governador do Estado solicitando afastamento do secretário da Casa Civil
A deputada Eliane Novais encaminhou, na tarde desta terça-feira (14/01), um requerimento ao Governado do Estado solicitando o do afastamento do secretário Arialdo Pinho da Casa Civil, até que sejam concluídas as investigações do Ministério Público do Estado relativa às irregularidades na concessão de empréstimos consignados a servidores públicos no Ceará.
Liminar
No dia 13 de janeiro, a juíza Nadia Maria Frota Pereira, da 13ª vara da Fazenda Pública de Fortaleza, atendendo a pedido do Ministério Público do Estado, concedeu liminar para afastamento do sigilo bancário de todas as contas de depósitos, contas de poupança, contas de investimentos e outro bens, direitos e valores mantidos em instituições financeiras pelo secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Arialdo Pinho, e por mais cinco supostos envolvidos com irregularidades.
Empresas
Também tiveram sigilo quebrado a ABC – Administradora de Cartões de Crédito S/A e a Promus Promotora de Crédito e Cobranças Extrajudiciais Ltda. O período da quebra de sigilo, em todos os casos, vai de 1º de janeiro de 2009 a 23 de dezembro de 2013.
Investigação
A magistrada determinou que os dados sejam encaminhados ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) da Procuradoria Geral da Justiça. Segundo o Ministério Público, as denúncias apontam fortes indícios de favorecimento ilícito.
Postura
Para a parlamentar, o Governo do Estado precisa demonstrar que tem uma postura de isenção sobre o caso e que realmente quer a apuração dos fatos. “No caso dos banheiros, apesar das denúncias de desvio de verbas públicas comprovadas, o Governo fez muito pouco para apurar o caso. É preciso cobrar uma postura diferente”, lembra Eliane Novais.


CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário