terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Passarela desaba sobre Linha Amarela, no Rio, e deixa quatro mortos e cinco feridos

Carreta derruba passarela e deixa feridos no Rio (Foto: Reprodução)
Uma passarela desabou sobre a Linha Amarela, importante via expressa do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (28), depois que um caminhão colidiu com a estrutura. O acidente deixou ao menos quatro mortos e cinco feridos, segundo a Lamsa, concessionária que administra a via, e o Corpo de Bombeiros.
O acidente aconteceu por volta das 9h15, entre os acessos 4 e 5, no bairro de Pilares, na zona norte. Segundo a Lamsa, um caminhão que tinha mais de 4,5 metros, limite de altura da passarela, bateu na estrutura, causando sua queda.
Dois veículos que passavam pela via foram esmagados, e pessoas ficaram presas às ferragens.  Equipes de resgate da concessionária e do Corpo de Bombeiros, com o auxílio de dois helicópteros, foram acionadas para socorrer as vítimas.
Em nota, a concessionária afirmou que “está prestando toda assistência aos familiares das vítimas”.
Testemunhas dizem que a caçamba do caminhão estava levantada. O veículo prestava serviço para a empresa Arco da Aliança. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que o caminhão não deveria estar circulando pela via, que possui restrição para a circulação de caminhões e carretas.
A passagem de pedestres era usada como via de acesso pelos moradores da favela Rato Molhado e por pessoas que iam ao Norte Shopping, o maior centro comercial na zona norte da capital fluminense.

Feridos

Dois homens e uma mulher foram levados para três hospitais municipais do Rio, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. O caso mais grave é o de um homem de 70 anos, que não teve a identidade divulgada e foi levado para o hospital Salgado Filho, no Méier, na zona norte da cidade.
Segundo a secretaria, ele sofreu traumatismo craniano grave, com edema cerebral, e fratura de arcos costais. Ele está em coma e respira com o auxílio de um respirador.
Outro homem, de 31 anos, foi socorrido e levado para o hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, e está lúcido. Ele foi submetido a tomografia de tórax, abdômen e pelve e não apresenta nenhuma fratura.
Já a mulher, de 36 anos, foi levada para hospital Souza Aguiar, no centro da cidade, e se encontra em estado de saúde estável. Ela passou por tomografia e está em avaliação.
Gláucia Pereira de Andrade, 56, foi levada pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros para o hospital estadual Alberto Torres, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Ela teve fratura no joelho e escoriações, e seu estado de saúde é estável.

Vítima caiu no canal

Em entrevista à rádio “CBN”, o motorista Marcos Vinicius Rodrigues contou que passava pela Linha Amarela quando o acidente aconteceu.
“Eu estava do lado do caminhão e de repente eu só escutei um barulho. Meu carro foi meio que projetado como se alguém tivesse batido na traseira do carro. Quando olhei para trás pelo retrovisor era a passarela que estava caindo”, relatou.
O motorista disse também ter visto uma pessoa sendo arremessada em direção ao canal que fica na via. “Eu vi um rapaz de camisa lilás sendo projetado da passarela de uma forma muito violenta. Ele rodopiou no alto e caiu no canal”, falou. O rapaz está entre os quatro mortos.

Interdição

O trânsito nas oito pistas da via está interrompido nos dois sentidos, sem previsão para liberação. Todos os acessos da Linha Amarela estão fechados, segundo a Lamsa.
De acordo com o Centro de Operações do Rio, os motoristas podem transitar na via, no sentido Barra da Tijuca, até a altura de Bonsucesso, sendo obrigados a acessar a avenida dos Democráticos pela saída  4. No sentido centro, o desvio está sendo feito pela saída 5 com os motoristas acessando à avenida Dom Helder Câmara.
O Centro de Operações sugere que os motoristas usem como opção a avenida Brasil, a estrada Grajaú-Jacarepaguá, a autoestrada Lagoa-Barra e o Alto da Boa Vista.
Ainda de acordo com o Centro de Operações, foi acionado um “superguindaste” para ajudar no trabalho de retirada da passarela.
*Colaborou Gustavo Maia, no Rio
Uol.com 
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário