quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Mais Médicos supre 58% das vagas prometidas até março

Terceira rodada de inscrições terá a participação de 423 médicos que já atuam no Brasil


Com a confirmação de uma nova leva de inscritos, o programa federal Mais Médicos conseguiu suprir 58,06% da meta de preencher 13 mil vagas de médicos até março. Segundo informações do Ministério da Saúde, a terceira rodada de inscrições terá a participação de 423 médicos que já atuam no Brasil e de 468 profissionais que atuavam no exterior. Com eles, o programa conta com 7.549 médicos. 

Os médicos que já atuam no Brasil começarão a trabalhar em 3 de fevereiro; os demais, em 5 de março, após terem aulas num curso de acolhimento. 
Questionado na manhã desta quarta-feira (22) sobre como pretendia preencher as vagas que faltam, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) afirmou que a meta de 13 mil médicos será cumprida até o final de março e início de abril. 

Padilha disse que espera o ingresso, no Mais Médicos, nas próximas semanas, de profissionais que atuam pelo Provab (outro programa federal de fixação de médicos, que oferece pontos na prova de residência e uma bolsa mensal em troca de o médico atuar onde há demanda).

Se a conta não fechar, diz o ministro, mais profissionais de Cuba deverão ser trazidos ao Brasil. "Se for necessário, chamaremos mais médicos da cooperação do Ministério da Saúde brasileiro com Ministério da Saúde de Cuba." 

Padilha vai a Cuba na próxima semana, acompanhando a presidente Dilma Rousseff e Arthur Chioro, indicado por Dilma como novo titular da Saúde. Na volta da viagem, Padilha deve se desligar do ministério, para concorrer ao governo do Estado de São Paulo pelo PT. 


CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário