quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Eleições 2014

 Lula chama Eunício para discutir aliança

Lula chama Eunício para discutir aliançaO senador Eunício Oliveira (PMDB) foi convidado para um encontro com o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). A reunião, que está pré-agendada para quinta-feira (30), será na sede do Instituto Lula, em São Paulo.
A abertura de diálogo ressalta a tentativa do ex-presidente em conduzir um acordo entre as lideranças do Ceará. Antes de Eunício, Lula recebeu o deputado petista José Guimarães, e o próximo da lista deve ser o ex-ministro Ciro Gomes, irmão do governador Cid Gomes.
Por telefone
Em entrevista ao jornal O Estado, Eunício afirmou que a conversa foi pré-agendada pela secretária do presidente. “O Instituto Lula me ligou dizendo que o ex-presidente queria falar comigo, eu estava viajando, mas disse que poderia ser na quinta-feira”.
Aliança
Lula quer um candidato único e não se conforma com o possível racha entre o governador Cid Gomes (Pros) e Eunício. Na pauta, o senador acredita que “tudo seja conversado”, incluindo a manutenção da aliança entre PT e o PMDB e a sucessão estadual. O peemedebista pretende levar o histórico da última eleição, em que recebeu 2,6 milhões de votos para o Senado, número superior ao de Cid, que foi reeleito com 2,4 milhões de votos.
Segundo disse, será uma conversa entre amigos. “Vou colocar as questões e o meu pensamento para ele analisar. Em política, fatalmente, a situação do governo do Estado estará na pauta, e a posição do ex-presidente é muito importante para mim”.
Guimarães
Eunício lembrou o encontro entre Lula e o deputado federal José Guimarães, realizado na última segunda-feira. O deputado federal deixou claro ao ex-presidente a disponibilidade de se candidatar nas eleições deste ano, principalmente ao Senado Federal. “Guimarães fez uma divulgação grande. E o Lula deixou claro, inclusive para Michel Temer [vice-presidente do PMDB], que quer o entendimento do Estado. Então vamos ver o que será decidido”, disse.
Cacife
Em jogo está a disputa por 5,8 milhões de eleitores registrados no Estado na última disputa presidencial, quando Dilma conquistou 66,3% dos votos na região durante o primeiro turno. Em 2010, o PT e o PMDB rumaram juntos no Ceará com a candidatura à reeleição do governador Cid Gomes, que no final do ano passado migrou do PSB para o Pros, após o racha de Eduardo Campos, presidente do PSB, com o PT.
Sem volta?
Entretanto, caso se confirme o lançamento de um nome do Pros ao governo do Estado, a tendência é que o PT siga com Cid Gomes e abandone o PMDB. “Eu sigo defendendo a mesma linha de manter a aliança e trabalhar pela candidatura da presidente Dilma. Mas, se não for possível [a aliança], a conversa é outra”, declarou Eunício, em entrevista.
Ciro
Nos bastidores já circula a informação de que Lula também convocará o seu ex-ministro Ciro Gomes para reunião em São Paulo. Na pauta, o ex-presidente pretende fechar a chapa da aliança – Pros, PT e PMDB – que disputará a sucessão de Cid Gomes e a vaga única para o Senado Federal.
Oposição
Enquanto Eunício se movimenta no sentido de garantir o apoio dos governistas, representantes da oposição a Cid Gomes acompanham o desenrolar dos fatos e não escondem a “simpatia” por uma aliança com o peemedebista. Assim, caso rompa com o grupo do atual governador, Eunício pode encontrar apoio na oposição, que já começa a cercá-lo. Um dos cenários possíveis aponta uma composição de chapa incluindo Eunício à vaga ao governo do Estado e o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) para disputa ao Senado Federal.
No caminho
Com vistas às eleições deste ano, Eunício iniciou caminhadas no Ceará neste mês. A agenda é semelhante à de candidatos em campanha, com direito a visitas às bases eleitorais e reuniões com prefeitos e lideranças, inclusive de outras legendas. Embora não declare abertamente, o senador demonstra vontade de se candidatar ao governo do Ceará no pleito deste ano.
Segundo Gaudêncio Lucena, aliado e sócio de Eunício, em fevereiro os encontros regionais da legenda serão retomados e continuarão até a véspera da convenção do partido, em junho. O próximo encontro será na cidade de Banabuiú. “Esses encontros não têm nada a ver com campanha antecipada. É a oportunidade de falar com as pessoas, onde quer que elas estejam”, defendeu.
Com informações do jornal O Estado

CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário