quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Ceará Fora da AL: Deputados usam férias para visitar as bases

Fora da AL: Deputados usam férias para visitar as bases. Foto: Junior Pio/AL
Desde o dia 21 de dezembro, os deputados estaduais do Ceará cumprem o recesso parlamentar. Período em que ficam suspensas as sessões plenárias, votações, e as atividades das comissões técnicas. Contudo, o tempo fora do parlamento não é, necessariamente, de descanso. Para grande parte dos deputados, essa é a hora de intensificar a andança nos redutos eleitorais já pensando em garantir apoio para a eleição de outubro.
Na Capital e no interior, a atividade é intensa. Os deputados têm aproveitado para prestar contas com seus eleitores, dialogar com lideranças locais, participar de eventos públicos como inaugurações de obras públicas e, quando estão na Capital, promover reuniões de planejamento nos gabinetes.
Partido
Para o petista Dedé Teixeira (PT), esse período é de intensas movimentações políticas e partidárias. Isso porque, segundo ele, é hora realizar as articulações nos municípios. Uma das atividades que tem ocupado o tempo do petista, segundo ressalta, é a posse dos novos dirigentes, eleitos ano passado, no processo de eleição interna do PT, conhecido como Processo de Eleição Direta (PED).
Em ano eleitoral, outra atividade que, conforme informou, irá consumir a energia dos parlamentares é a articulação visando à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Com o intuito de formatar um palanque de unidade, Dedé afirmou que o PT quer ampliar as discussões para o fortalecimento do palanque e das candidaturas estaduais e federais. “Aproveitaremos para implementar as atividades do partido”, ressalta.
Reduto
O deputado Fernando Hugo (SDD) participou na primeira quinzena de janeiro, em Messejana, com diversas lideranças da Capital, da inauguração da nova sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A reestruturação do local, segundo ele, era um pedido antigo da população e voltou a funcionar no momento em que a procura pela emissão de Carteira de Habilitação Nacional (CNH) teve um aumento devido às novas regras.
Disposição
Acostumada a se deslocar para o interior do Ceará todas as semanas, a deputada Fernanda Pessoa (PR) afirmou que tem intensificado as visitas no período de férias. “No recesso, aproveito para visitar, colocando à disposição o nosso trabalho”. A parlamentar relatou, ainda, que tem se reunido com lideranças para discutir algumas demandas e reivindicações. Pessoa ressalta, ainda, ter realizado visitas a algumas unidades de saúde, em Fortaleza, a fim de acompanhar as reclamações da população.
Entenda o recesso parlamentar
O recesso é um período em que os parlamentares, tanto senadores quanto deputados (estaduais e federais), além de vereadores, interrompem suas atividades legislativas. Funciona como as férias, de 30 dias por ano, a que os trabalhadores têm direito, mas, para os políticos, a “folga” – segundo previsão da Constituição Federal – ocorre de 22 de dezembro a 2 de fevereiro e de 17 de julho a 1º de agosto – totalizando quase dois meses de férias.
As datas estipuladas pela Constituição, no entanto, são ajustáveis conforme o andamento de cada Casa Legislativa. O recesso, porém, só não pode ultrapassar 55 dias, regra válida tanto para o Congresso Nacional quanto para as Assembleias Legislativas e as Câmaras dos Vereadores de todo país.
Durante o recesso, os parlamentares recebem normalmente o salário e mais um terço de férias referente a um mês de salário, assim como qualquer trabalhador comum.
Com informações do Jornal O Estado
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário