Estado ganhará mais verba para saúde com aprovação do Orçamento Impositivo
O senado aprovou nesta terça-feira (12), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição que torna o Orçamento Impositivo. O texto sofreu várias mudanças, inclusive uma apresentada pelo líder do PMDB, senador Eunício Oliveira que destina 50% do valor das emendas parlamentares para a área da saúde, somando mais de R$ 3,9 bilhões ao ano para o setor.
Essa iniciativa foi fundamental para que a União se comprometesse com ampliação do repasse para a saúde, destinando até 2018, 15% da receita líquida, o que contabiliza mais de R$ 64 bilhões a mais para a área. Devido as alterações, o texto segue para análise da Câmara.
Ao encaminhar voto favorável na tribuna, Eunício lembrou que esta foi a primeira vez que um governo aceitou negociar um aumento para a saúde, sem criar novos impostos para a população. O líder do PMDB disse ainda que a iniciativa causará impacto significativo nos municípios já que “esse recurso novo, servirá para o custeio das atividades oferecidas pelos postos e hospitais, tão solicitados pela população”, defendeu.
CAMOCIM INFORMADOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário