sexta-feira, 22 de novembro de 2013

"Consumo melhora e anima a indústria"

Indicadores divulgados nesta semana demonstram melhora na atividade do quarto trimestre deste ano. A intenção de compra subiu, assim como a confiança do empresariado
Fernanda Nunes
    
Indicadores conjunturais divulgados nesta semana apontam para uma possível melhora da atividade econômica no quarto trimestre deste ano, contrariando as previsões mais pessimistas. Pela primeira vez desde maio, a Prévia do índice de Confiança da Indústria, em novembro, voltou a mostrar sinal positivo, embora ainda com uma pequena variação, de 0,7%. A pesquisa demonstrou também que o nível de utilização da capacidade instalada das fábricas passou de 84,1%, em outubro, para 84,3%.
   
Na mesma linha, o Indicador da Evolução da Produção Industrial daConfederação Nacional da Indústria (CNI) registrou avanço, alcançando 54,5 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos, o que indica aumento da produção. O emprego atingiu o melhor patamar no ano (veja ao lado) e a intenção de consumo das famílias subiu 1,7% em novembro, após se manter estável no mês anterior.

 Publicado em 22/11/2013 no Brasil Econômico.
CAMOCIM INFORMADOS   

"O indicador de confiança da indústria não chega a indicar que o setor se recuperou. Não há dado suficiente para dizer que houve uma reversão", alerta o superintendente adjunto de Ciclos Econômicos do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), Aloisio Campeio.
  
Em sua opinião, é possível que uma parcela da indústria colha os benefícios da alta do dólar frente ao real nos próximos meses. Porém, outras variáveis ainda pesam sobre o resultado das empresas, como o encarecimento do crédito. "É mais correto afirmar que o cenário parou de piorar", ressalta o economista.
Outras sondagens realizadas pelo Ibre/FGV, segundo Campelo, demonstram que a confiança do consumidor melhorou, diante da desaceleração da inflação dos alimentos, principalmente. Da mesma forma, aumentou o número de pessoas que informou ter intenção de adquirir mais bens de consumo duráveis.
     
"O comportamento mais favorável do nível de preços no período e a sustentação do crescimento da renda permitiram uma elevação da confiança em relação ao consumo em geral, permanecendo acima da zona de indiferença (100,0 pontos), indicando um nível favorável de consumo", informa a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e lúrismo (CNC).
    
A melhora do comércio tende a ajudar a indústria a escoar o estoque, diz Campeio, do Ibre/FGV. Movimento que já pode ter iniciado. Segundo a CNI, os estoques da indústria estão em um nível próximo do planejado.
    
O bom desempenho do comércio, que pode contribuir com o resultado da indústria, está refletido nos indicadores de trabalho no varejo, divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população ocupada cresceu 3,9% em outubro, comparada a setembro. "O crescimento da ocupação no setor foi impulsionado pelo ritmo de contratações em Salvador (13,1%) e em Porto Alegre (5,3%)", de acordo com a CNC.
     
A melhora do cenário evidente nos dados desta semana, no entanto, ainda não contaminou os investidores estrangeiros, como mostra pesquisa divulgada ontem pela agência Bloomberg (ao lado).
   
O bom desempenho do comércio, que pode contribuir com a indústria, está refletido nos indicadores de trabalho no varejo. A população ocupada cresceu 3,9% em outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário