O Sindicato dos
Sapateiros do Estado do Ceará em Camocim, durante algum tempo, vem recebendo denuncias
de trabalhadores da empresa Democrata Calçados, informando que a mesma está
tirando o direito de acessibilidade dos deficientes físicos e gestantes, ao descumprir,
através de sua nova gerência, sua política de acessibilidade, que consta em
liberar esses funcionários 5 minutos antes em todos os horários de intervalos,
para que os trabalhadores possam ter garantido com plenitude a locomoção, evitando
“atropelos’’ nos horários de saída em massa”.
“A gerência da
empresa cancelou esse ganho, colocando deficientes e gestantes para saírem
juntos com os demais funcionários. Esta medida prejudica as pessoas que tem
dificuldades de se locomoverem com facilidade”, lembra o Sindicato, que
considera a medida como uma falta de respeito e um ato de desumanidade, “pois
há mais de 05 anos os trabalhadores com deficiência e gestantes podiam sair
antes, evitando possíveis acidentes, inclusive, lembra-se de casos de
atropelamentos de trabalhadores em frente a empresa com vitimas fatais”, disse.
Hora extra
A Democrata também explora
os trabalhadores, que são designados a fazer horas extras além do permitido
pela CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas.
“Duas horas além da
carga horária de trabalho é o que garante a Lei, no entanto, os trabalhadores
denunciam que estão sendo obrigados a trabalharem mais de duas horas”, enfatiza
o Sindicato, que apresenta outro agravante: “as horas extras não são
descriminadas nos contracheques, conforme determina a Lei. É uma sonegação de
impostos e de direitos dos trabalhadores. Quando as horas extras são colocadas
no contracheque, melhora o décimo terceiro, férias, FGTV, aposentadoria e
verbas revisórias dos trabalhadores”.
(Artigo 59 Consolidação das Leis do Trabalho )
Veja abaixo o vídeo
dos sindicalistas.
DIRETOR "SEU" ANTONIO DIRETORA LÍLIAN ARAÚJODIRETOR MARCOS SALES DIRETOR "SEU" ANTONIO
POSTADO POR: MÁRIO LUÍS E CARLOS JARDEL
CAMOCIM INFORMADOS
parabéns a esse sindicato de luta e comprometimento com esses trabalhadores dessa empresa que só pensa em seus lucros.
ResponderExcluirsou trabalhador desse bendita, mas nunca foi a favor dessas porcarias que ela faz com a gente
Eu também trabalho lá e nunca vie um sindicato fazer o que vopcês fazem, pois já trabalhei em outros cantos e nunca vie isso, vocês estão de Parabéns que Deus abençoe todos vocês para que possam está lutando pela agente, obrigado
ResponderExcluirParabéns sindicato, vocês fazem acontecer, não posso me identificar pois trabalho na escravocrata, mais estou com vocês.
ResponderExcluireu, Paulo Juarez coordenador deste sindicato de luta parabenizo, Lilian Marcos Antonio, e este grande funcionário Mario Luiz desta entidade locado na sub-sede de Camocim pois os mesmo vem fazendo um grande trabalho em defesa dos direitos dos trabalhadores pois e assim que se constrói a luta para avançar nas conquistas dos trabalhadores, e vocês companheiros que não quiseram se identificar estão fazendo a sua parte denuncie não podemos nos calar diante das atrocidades que essa empresa comete com os trabalhadores, e esse momento de campanha salarial e que devemos intencificar a mobilização para podermos garantir o respeito e dignidade de todos, conquistar melhores salários alimentação pois só sera pocivel com muita luta, vamos nos organizar RUMO GREVE.
ResponderExcluirEu Lílian Araújo Pinto trabalho lá e realmente essa empresa só paga hora extra em mãos, nuca dentro do contra cheque e nem no prazo previsto. Além do mais nós merecemos respeito, pois se queremos realmente mudar alguma coisa temos que está unido, pois a empresa não dá nada de graça para nós, só conseguimos com muita luta. Esse ano temos que está unidos para fecharmos um acordo coletivo bom para todos nós trabalhadores e não esse aumento vergonhoso que a empresa todo ano quer nos dá, temos que nos unir para podermos ter avanços, temos que mostrar que juntos somos fortes e fazer uma grande pressão para nós conseguimos o que as outras empresas consegue e só a Democrata não aceita dar para nós trabalhadores. Mesmo sabendo que ela está bem das pernas e lucrando cada vez mais, vamos fazer diferente vamos lutar para poder ver os nossos direitos adquiridos, se for o caso uma paralisação seria muito boa para a empresa pensar no que vem fazendo com agente trabalhador
ResponderExcluirTrabalho nessa empresa e é verdade ela sempre paga hora extra em mãos e quando paga, pois fazemos uma quantidade e recebemos outra totalmente diferente, mais nós podemos reverter essa situação é só agente se unir e não aceitar esse tipo de coisa. Além do mais estamos na nossa campanha salarial e podemos nos mobilizar para conseguimos um acordo melhor, com cesta básica, redução da jornada de trabalho, um salário decente e não o que a empresa quer que agente aceite, vamos pensar, refletir, pois somos nós que tanto gera o lucro da empresa, então ela tem que nos respeitar e não devemos ter medo e sim lutar para conseguimos melhores condições de trabalho.
ResponderExcluirbom dia a todos!!! gostaria de dizer como funciónario desta empresa de que jamais temos que nos calar diante destas imoralidades que vem acontecendo , e que juntos com o sindicato iremos conquistar algo para todos nós e vamos "DENUNCIAR"
ResponderExcluirEu trabalho lá ainda trabalhei com a Lilian sei do compromisso dela com as pessoas, essa é uma guerreira, pois mesmo sendo ameaçada ir para fora nunca deixou que a gente fosse humilhada, saiba que estou com você e se precisar de mim, estarei para ajudar.
ResponderExcluirGosto muito de vocês do sindicato, pois sempre estão procurando resolver os nossos problemas, vocês 04 são muito bom, parabéns para vocês e antes de esquecer eu escultei naquele dia que vocês foram para a rádio e gostei muito
ResponderExcluirAgradeço companheira pelas palavras, fico muito grata, mais não podemos esquecer também dos meus companheiros que estão no dia a dia que é o Marcos, o Seu Antônio e o Mario e também os diretores de Santa Quitéria e Fortaleza.... E vamos a luta!!!
ResponderExcluir