quarta-feira, 10 de julho de 2013

"MTE identifica 204 trabalhadores em situação análoga à escravidão no Amazonas"


Neste ano, o Ministério do Trabalho já flagrou 204 trabalhadores em condições análogas à escravidão no Estado.
Alguns casos ocorriam em áreas de preservação ambiental.
As pessoas que vivem em situação de trabalho escravo em fazendas do Amazonas são trazidas de outros Estados.
Manaus - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) localizaram e retiraram 204 trabalhadores em situação análoga à escravidão em 20 propriedades no Amazonas, no primeiro semestre deste ano.
No município de Boca do Acre foram encontrados 108 trabalhadores em situação análoga à escravidão, em cinco propriedades. Líder no ranking de desmatamento no Estado, Lábrea teve nove fazendas flagranteadas e 60 funcionários resgatados. Em Manicoré foram nove casos, distribuídos em três fazendas. Nestes três municípios a atividade da pecuária concentrou o maior número de ocorrências, seguindo a tendência nacional.
Manaus entrou para a ‘lista suja’ do trabalho escravo com uma fábrica de compensados na Vila Buriti, zona sul, onde quatro trabalhadores eram mantidos em situação de escravidão. Em Presidente Figueiredo 12 pessoas foram resgatadas de uma mineradora na Vila do Pitinga.
O levantamento da Repórter Brasil revelou que do total de 142 empresários inseridos nesta atualização semestral da lista suja do trabalho escravo, 66 foram flagrados no exercício da produção pecuária com o emprego de escravos, em todo País. Desde janeiro do ano passado a atividade já apresentava o maior número de ocorrências de empregados em condições insalubres.
Publicado em 10/07/2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário