terça-feira, 3 de setembro de 2013

Protesto pelo Brasil

O grupo denominado Anonymous planeja atos em 140 cidades durante o feriado do dia 7 de setembro. Na pauta, bandeiras que pedem a “prisão dos mensaleiros”; a que inclui o fim do voto obrigatório; e a saída de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado.
No Twitter e no Facebook, a Operação Sete de Setembro ganhou a hashtag “#Op7″.
Mascarados
Desde junho, o grupo aposta as suas fichas no que chama de “o maior protesto da história do Brasil”. Os integrantes do Anonymous só se identificam por meio de apelidos e usam máscaras similares à do filme “V de Vingança” (2006).

Nos dias dos maiores protestos de junho, o grupo apareceu como o principal “nó de relevância” das atividades do Facebook, segundo pesquisa da InterAgentes, do cientista social Sérgio Amadeu. Os“nós” são as páginas que receberam maior atenção na forma de comentários, compartilhamentos e convocações para os protestos.
Sem comando
Como não há comando unificado no Anonymous, internautas sem contato direto com o grupo também podem criar páginas e fazer sua própria convocação usando a mesma hashtag.
Golpe militar
Um grupo, por exemplo, defende uma intervenção militar no país, o que é repudiado pelo Anonymous. O grupo afirma que “não quer um golpe militar, intervenção, fascismo ou socialismo”, e sim “um país democrático e melhor para todos”.
Votação pública
A pauta do Anonymous foi organizada após “uma votação pública e aberta” que contou com 26 mil votos. O principal item da pauta, com 2.400 votos, foi a prisão dos condenados no processo do mensalão. O julgamento deve acabar neste mês.
Em Brasília
Para os protestos em Brasília foram criadas cinco páginas de convites no Facebook. Algumas marcam o ato para as 9h, perto do desfile militar. A cidade terá um feriado agitado. Além do desfile, haverá jogo da seleção contra a Austrália, às 16h15.
Marcha do Vinagre
Os organizadores da Marcha do Vinagre, que realizou manifestações em junho, distribuíram texto na internet convocando protesto para o 7 de Setembro ao meio-dia, na rodoviária de Brasília. Na hora da partida, os protestos devem ocorrer nos arredores do estádio.
Com informações do Folha online
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário