Como ter mais de 5 mil retuites instantaneamente? Pergunte aos marqueteiros digitais de Eduardo Campos.
Nesta quarta-feira (9) um exército de robôs impulsionou os tweets do pré-candidato do PSB na rede.
A pré-campanha do pessebista publicou 4 vídeos no YouTube e os divulgou pelo Twitter oficial @eduardocampos40. Cada um dos vídeos recebeu 5 mil retuítes vindos de 5 mil robôs. Veja imagem abaixo e confira aqui o tweet original.
Geralmente, perfis com baixa penetração nas redes sociais utilizam robôs para aumentar sua influência e impacto nas redes, causando assim uma espécie de "ótima sensação de presença" para o candidato.
O que impressiona nesta ação é que destes 5 mil robôs, 1.958 são os mesmos que atacaram a Copa do Mundo e o ex-presidente Lula, no dia 3 de abril, divulgando post do site Portuguese Independent News.
Trata-se de uma estratégia de robôs extremamente amadora. Neste caso foi utilizada uma fazenda de robôs, mas não era na zona rural brasileira, era no exterior. Todos possuem nomes estrangeiros e apenas o nome editável foi alterado para língua portuguesa.
Os 5.001 robôs retuítam exatamente as mesmas coisas e usam quase sempre as mesmas fotos nos perfis e ditados populares nas bios. Na descrição do perfil, os robôs dizem ser de diferentes municípios brasileiros. Em uma busca rápida no Google, é possível ver que eles simplesmente não existem, nem nas cidades a que referem-se, nem no mundo.
Além do tweet acima, os tweets que foram impulsionados por robôs foram estes:
Clique aqui e veja lista completa dos 5 mil robôs que atacaram a Copa/Lula e divulgaram os vídeos de Eduardo Campos.
Uai, gente, tem robozim mineiro tamém?
O Site Mineiro Brasileiro, que faz campanha antecipada se diz uma iniciativa de “brasileiros que apostam em Aécio Neves”, foi lançado no último dia 3 junto com um pacote de robôs(perfis de twitter que não seguem ninguém na rede social e tampouco têm seguidores). Vale lembrar que robôs andam em alta por esses dias também para os lados de Pernambuco.
Mas, voltando aos mineiros. Esses robôs são diferenciados: escrevem pobresa, assim mesmo, com s.
CAMOCIM INFORMADOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário