Criança de 3 anos não terá mais creche em tempo integral em Fortaleza
Prefeitura explica que mudança tornará possível aumentar a quantidade de famílias atendidas por creches. Líder da oposição critica "retrocesso"As creches mantidas pela Prefeitura de Fortaleza não darão mais atendimento em tempo integral para crianças de três anos de idade. A medida valerá a partir de 2014. De acordo com a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação (SME), Luiza Brilhante, a mudança de atendimento integral para parcial tem objetivo de aumentar a quantidade de famílias beneficiadas.
O líder da oposição na Câmara Municipal, Guilherme Sampaio (PT), criticou, ontem, a decisão administrativa e qualificou a medida de retrocesso, diante das mudanças promovidas pela gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). O vereador disse que a gestão - da qual chegou a ser líder - estabeleceu professores concursados e melhorias na alimentação e estrutura das creches.
Atualmente, a rede municipal de ensino concede atendimento integral para cerca de 5,8 mil crianças de até três anos de idade, divididas em turmas de infantil I, II e III, segundo Luiza Brilhante. Ela destacou que algumas turmas do Infantil III já são atendidas em turno parcial a pedido dos pais ou por especificidades do prédio que as recebem.
Guilherme Sampaio disse que a reclamação foi levada a ele pelo Centro de Articulação das Creches Comunitárias (Caac).
“O que o governo municipal está alegando agora é que, para aumentar a quantidade, tem de diminuir o atendimento. Se o governo está prometendo construir mais de 100 creches novas, o que justifica a diminuição de tempo de atendimento dessas crianças?”, questionou.
“A família se organiza para trabalhar com aquela criança estudando em tempo integral. Se, de repente, o atendimento passa a ser um turno só, isso desestrutura a família”.
CAMOCIM INFORMADOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário