terça-feira, 3 de setembro de 2013

CENTRAL UNICA DOS TRABALHADORES(AS) CUT

Trabalhadores conseguiram mais uma vez adiar votação do projeto da terceirização  


Mais uma vez a mobilização dos trabalhadores garantiu com que o Projeto de Lei 4.330 que trata sobre a terceirização não fosse votado


Forma truculenta que trabalhadores foram tratados em Brasília. Na foto companheiros de SC, Leonel e o companheiro dos comerciários de Canoinhas
Forma truculenta que trabalhadores foram tratados em Brasília. Na foto companheiros de SC, Leonel e o companheiro dos comerciários de Canoinhas
A pressão feita por sindicalistas na tarde do dia 03 de setembro conseguiu adiar mais uma vez a votação do PL 4.330 de autoria do Deputado Federal Sandro Mabel (PMDB-GO) que trata sobre a terceirização em qualquer esfera.
Seguindo as mobilizações para barrar o projeto, a CUT-SC organizou dois ônibus que saíram do norte e oeste do estado e foram para Brasília se reunir com sindicalistas CUTistas de todo país, para pressionar todos os deputados para que votem contra o PL 4.330.
De acordo, com Edegar Generoso,dirigente do Sindicato dos Bancários de Criciúma e Região – SEEB Criciúma, os trabalhadores foram recebidos de forma agressiva pela segurança do Congresso Nacional. “O clima foi tenso! O povo foi impedido de entrar na sua própria casa. Quando os políticos querem cometer maldades contra a população, eles tratam de impedir o acesso da mesma e chamam a polícia para lhes garantir segurança e dispersar os protestos. Foi o que aconteceu, a polícia interveio indevidamente e usou de spray de pimenta e cassetetes para dispersar os manifestantes que, por sua vez se protegeram, mas não arredaram o pé de onde estavam”, salientou Edegar.
O projeto, na visão dos sindicalistas, trará uma grande precarização nas relações de trabalho, visto que a partir de sua aprovação, todas as empresas poderão terceirizar suas atividades, independentes se for sua atividade fim ou não. Isentando a “empresa-mãe” de qualquer responsabilidade sobre o trabalhador.
O PL 4.330 tramita de forma terminativa na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania – CCJC, ou seja depois de aprovada nesta comissão, o projeto é encaminhado direto para a sanção da presidente.
Ao longo dos últimos meses a CUT-SC fez mobilizações para sensibilizar os quatro deputados federais catarinenses que compõem a CCJC (Esperidião Amin, Décio Lima, Jorginho Mello e Onofre Agostini) para que votem contra este projeto. Somente Décio Lima, declarou seu posicionamento contrário ao PL 4.330, os demais apenas disseram que estão avaliando o caso.
Mas as mobilizações continuam, de acordo com informações dos sindicalistas que acompanham a votação, a CCJC vai se reunir na manhã do dia 04 de setembro, sendo importante a vigília dos sindicalistas para evitar que este atentado aos direitos dos trabalhadores seja votado.

Escrito por: Sílvia Medeiros


CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário