quarta-feira, 9 de julho de 2014

SOBE PARA 126 O NÚMERO DE MUNICÍPIOS EM ESTADO DE EMERGÊNCIA NO RIO GRANDE DO SUL

Quantidade de pessoas obrigadas a sair de casa passa dos 18 mil

Em São Borja, uma vaca foi parar na fiação elétricaReprodução/Rede Record
O número de municípios que decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul subiu para 126, de acordo com o boletim divulgado às 7h desta quarta-feira (9) pela Defesa Civil do Estado. Os municípios de Barra do Guarita e de Iraí decretaram situação de calamidade pública, por causa de enxurradas e alamentos respectivamente.
A quantidade de municípios afetados pelas chuvas aumentou para 149. Já o número de pessoas afetadas diminuiu e chegou aos 18.391. Do total, 1.321 estão desabrigados (em abrigos públicos) e 17.070, desalojados (em casas de amigos e parentes). Itaqui, Uruguaiana e São Borja, onde uma vaca foi parar na fiação elétrica, são os municípios com maior número de moradores prejudicados.  
As chuvas já provocaram a morte de dois homens, um em Arroio do Tigre e outro em Jacutinga. Uma mulher de 23 anos continua desaparecida.
________________________________________________________

Dilma anuncia apoio para reconstrução de cidades no RS

Anúncio foi feito durante reunião com a participação de prefeitos de 14 cidades gaúchas atingidas

Tarso Genro explicou que a presidente Dilma colocou à disposição recursos do governo federal para as ações atuais e também para a fase de recuperação, quando os prefeitos farão um levantamento dos prejuízos materiais. “O que combinamos é passar recursos diretamente para os prefeitos, para eles comprarem, utilizarem e repassarem imediatamente combustível, pois estão aparelhados com patrolas, motoniveladoras que foram distribuídas pelo governo federal”. Participaram da reunião os ministros da Integração Nacional, Francisco Teixeira; da Saúde, Arthur Chioro; e do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto.
“Passamos agora nessa reunião para uma segunda fase que é o restabelecimento e vamos receber os pedidos [do governador e de prefeitos] e, com certeza, o governo federal fará o atendimento necessário para que os governos do estado e municípios possam atender a população atingida”, disse o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, que também parcitipou da reunião.
As enchentes no Rio Grande do Sul deixaram até agora 67 municípios em situação de emergência e dois, Iraí e Barra do Guarita, em estado de calamidade pública. Balanço divulgado pela Defesa Civil do estado no final desta manhã estima que 15.670 pessoas estão fora de casa, sendo 1.624 desabrigadas e 14.046 desalojadas.
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário