quarta-feira, 9 de julho de 2014

MORRE, AOS 83, PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO

Candidato à Presidência da República pelo Psol em 2010, Plínio estava internado há mais de um mês no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar um câncer nos ossos; ele morreu por volta das 15h desta terça-feira

________________________________________________________________________________
A CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e as Federações e Sindicatos lamentam o falecimento do companheiro Plínio de Arruda Sampaio, ocorrido nesta terça-feira (8). Plínio foi um incansável lutador pelos direitos do povo, pela liberdade e igualdade, luta onde a Reforma Agrária sempre teve centralidade, como medida imprescindível para garantir um projeto de desenvolvimento includente e libertador.
Plínio, ao longo dos seus 83 anos, acumulou uma trajetória política e militante respeitável. Foi o relator do projeto de Reforma Agrária no governo de João Goulart e, por anos, atuou desenvolvendo trabalhos para a causa na Organização para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (FAO/ONU). Combateu a ditadura militar e, por isso, ficou exilado por vários anos no Chile.
Foi fundador do PT, deputado federal, com uma atuação forte durante a Constituinte e nas Diretas Já. Desde 2005, era filiado ao PSOL, partido pelo qual concorreu à Presidência da República nas eleições de 2010. O companheiro presidiu a Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA) e, atualmente, era o presidente de honra da entidade, mantendo a sua luta incansável por uma Reforma Agrária ampla, massiva e de qualidade. No início do Governo Lula, foi o relator da proposta do Plano Nacional de Reforma Agrária.
A CONTAG, as FETAGs e STTRs expressam os seu profundo sentimento pelo falecimento do companheiro Plínio aos seus familiares, amigos(as) e aos inúmeros parceiros e parceiras de luta, e destaca a sua respeitável trajetória em favor da Reforma Agrária. Esta segue sendo uma luta atual e necessária, que deve continuar a ser conduzida com a mesma energia, vitalidade e crença sempre demonstrada por ele.
A Diretoria.
foto: Elza Fiúza/ABr

CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário