terça-feira, 29 de julho de 2014

GOVERNO CONFIRMA QUE 13º DO INSS SAIRÁ NO MÊS QUE VEM

De acordo com a Casa Civil, ainda não há uma data exata para a publicação do decreto que manda antecipar a grana, mas certamente o documento sairá antes do período previsto para o pagamento do benefício de agosto. 

Pelo calendário, os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham um salário mínimo (que neste ano é de R$ 724) receberão o benefício entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro. Quem recebe um benefício acima do piso nacional terá a grana entre os dias 1º e 5 de setembro. Fontes consultadas afirmaram que o prazo para a publicação do decreto seria até o dia 10 de agosto. 

A Casa Civil disse que não tem "ainda uma data exata", mas que certamente a publicação será antes do período que há para a antecipação. 
No ano passado, o decreto da presidente Dilma Rousseff com a data do pagamento da primeira parcela foi publicado no dia 6 de agosto. A antecipação é feita desde 2006. 

A primeira parcela do 13º corresponde à metade do valor do benefício e vem sem descontos. Quem se aposentou neste ano ou começou a receber pensão em 2014 terá o pagamento calculado de forma proporcional ao número de meses. 

O desconto do IR (Imposto de Renda) ocorrerá somente na segunda parcela, que deverá ser paga juntamente com o benefício de novembro. 

Warley Martins Gonçalves, presidente da Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), quer que a antecipação do 13º salário seja transformada em lei. “Como é um acordo do governo com os aposentados, não há garantias. No ano que vem, não saberemos em qual data será. O ideal é que vire lei e é por isso que estamos lutando".

Cálculos da Cobap mostram que o 13º deverá injetar R$ 12 bilhões na economia nacional neste ano.

mundo do trabalho e previdenciário

CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário