quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Urnas eletrônicas terão áudio para auxiliar eleitores com deficiência

As pessoas com deficiência visual de todo o País contarão com um novo recurso de acessibilidade nas eleições de outubro deste ano. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai modificar o software de votação das urnas eletrônicas, implantando um sinal sonoro com a indicação do número escolhido pelo eleitor que necessitar da tecnologia. Com a mudança, as máquinas estarão aptas a liberar o áudio aos eleitores, possibilitando maior autonomia para a escolha do candidato.
“O que acontece é que muitas pessoas não avisam o cartório eleitoral e acabam deixando de votar. Mas, a partir de agora, o mesário poderá digitar um código que vai liberar o áudio na urna, que se encerrará logo após a confirmação do voto”, garante a presidente da Comissão de Acessibilidade do TRE, Magda Andrade.
A nova medida tende a solucionar o problema da abstenção das pessoas com deficiência que deixaram de votar em outras eleições por conta da falta de acessibilidade enfrentada na hora da votação. A Secretaria de Tecnologia de Informação do TSE segue implantando a tecnologia nas urnas de todo o Brasil.

Fonte: O Estado CE

CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário