quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

"Pronatec cresce muito rápido"

Empresas cada vez mais recorrem ao programa como alternativa para a falta de mão de obra em vários setores


Mariana Mainenti
Diante da necessidade de encontrar profissionais qualificados, empresários brasileiros vêm procurando o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para estabelecer parcerias para o treinamento de beneficiários do Bolsa Família.
Desde que o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi estendido aos participantes do Brasil Sem Miséria, há pouco mais de dois anos, 840 mil matrículas já foram destinadas ao público de baixa renda e escolaridade.
Com cursos de qualificação que duram até três meses e exigência de ensino fundamental incompleto, oPronatec tornou-se o principal instrumento de inclusão produtiva dos beneficiários do Bolsa Família e vem se revelando uma resposta mais rápida ao apagão de mão de obra. A procura aumentou tanto que o Ministério decidiu ampliar a meta estabelecida de 1 milhão para 1,3 milhão de matrículas até o fim do ano.
"A demanda superou todas as nossas expectativas. No Pronatec voltado ao Programa Brasil Sem Miséria, em 2012, foram 264 mil matrículas e, em 2013, 576 mil, mais do que o dobro. A nossa meta original era chegar a 1 milhão de matrículas até o fim de 2014, mas esse total vamos atingir já no início do ano", afirmou o secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Tiago Falcão. "Estamos tendo procura de profissionais dentro da sala de aula. Alguns empresários não esperaram nem a conclusão do curso", acrescentou.
Entre as grandes empresas e empreendimentos do país que estão utilizando mão de obra dos beneficiários do Bolsa Família treinados pelo Pronatec estão a Celulose Riograndense, maior investimento privado do Rio Grande do Sul; a indústria naval gaúcha, que é nascente e por isso necessita de um processo de qualificação; e a duplicação de Carajás, que está sendo realizada por Odebrecht e Camargo Corrêa no Pará e no Maranhão. Para a construção da fábrica da Fiat no limite entre a Paraíba e Pernambuco também estão sendo desenhados cursos do Pronatec.
São ofertados 525 tipos de curso pelo programa. O maior interesse é pelo de auxiliar administrativo, para o qual foram direcionadas 11% das vagas. "A procura está em linha com os dados do mercado de trabalho, que mostram que foi nessa área que ocorreu o maior número de contratações de trabalhadores sem nível médio completo no país", disse Falcão.
Segundo Falcão, o aumento da procura pelos cursos foi decorrente de um conjunto de políticas de adaptação do programa à realidade dos beneficiários do programa e à necessidade dos empresários. "Orientamos as prefeituras a ofertarem cursos em áreas mais promissoras economicamente em suas regiões. Também conseguimos assegurar o acesso do público com fundamental incompleto aos cursos. E a maioria é ofertada à noite", explicou.
--
A demanda superou todas as nossas expectativas. Nossa meta original era chegar a 1 milhão de matrículas até o fim de 2014, mas esse total vamos atingir já no início do ano "
Tiago Falcão
Secretário extraordinário do MDS
Fonte: Brasil Econômico. 15/01/2014

CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário