quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Agentes penitenciários do Ceará ameaçam fazer paralisação

Com o intuito de lutar por melhores condições de trabalho e remuneração mais adequada, agentes penitenciários ameaçam paralisar o sistema prisional cearense.

Entre as principais reivindicações da categoria estão auxílio-alimentação, reajuste da Gratificação de Atividades Especiais e de Risco (GAER), nomeação de todos os  candidatos do cadastro de reserva do último concurso realizado em 2011 e acautelamento de pistolas para todos os agentes penitenciários.

O Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (SINDASP-CE) aguarda uma reunião com o governador Cid Gomes nos próximos dias. Caso o governador não receba a categoria, os agentes irão paralisar suas atividades durante o período do Carnaval.

“ Reconhecemos que o Governo do Estado tem feito investimentos para reverter a situação do sistema penitenciário. Entretanto, faltam viaturas, armamentos, e um efetivo mínimo de agentes penitenciários para que haja uma segurança razoável nas unidades prisionais. Por isso, pedimos com urgência a nomeação dos 754 candidatos do cadastro de reserva”, explica o presidente do Sindasp-CE, Valdemiro Barbosa.

Dados do Sistema Penitenciário Cearense

Em 2013 tiveram mais de 470 fugas, motins, rebeliões e execuções. Somente no ano passado foram registrados 32 casos de mortes violentas dentro dos presídios.

No Ceará existem mais de 15 Unidades Prisionais de grande e médio porte, além de mais de 130 cadeias públicas e um efetivo de aproximadamente 1.423 agentes penitenciários para efetivar a segurança nos estabelecimentos, onde são custodiados quase 20 mil presos.


CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário