segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

900 mil clientes da Coelce terão medição bimestral

A Companhia Energética do Ceará (Coelce) mudará a periodicidade da medição de consumo para 900 mil clientes. A partir de fevereiro, o valor a ser pago será auferido bimestralmente. A medida valerá para consumidores localizados fora dos centros urbanos. Em Fortaleza, por exemplo, nada vai mudar, já que não há zona rural na Capital, conforme define o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O cliente vai continuar recebendo doze faturas por ano. Nos meses em que não houver medição, o valor a ser pago será a média dos últimos doze meses. Em caso de pagamento a mais ou a menos - a ser checado na medição seguinte -, a fatura virá com o ajuste, explicou o gerente de Operações Comerciais da Coelce, Ribamar Carneiro.

A nova forma de medir está autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e já é praticada por outras concessionárias no mundo e no Brasil, conforme Ribamar. A Aneel confirmou que a medição bimestral está autorizada na Resolução 414/2010, no Artigo 86.

“Ninguém pagava assim. Começamos em forma de piloto em dezembro de 2013, com seis mil clientes. Foi ótimo o resultado. Não teve nada diferente em termos de queixas”, ressaltou Ribamar. A Coelce tem 3,2 milhões de clientes em todo o Ceará.

O gerente reforça que serão doze faturas e seis medições. “O cliente não vai pagar duas faturas no mesmo mês. Apenas forma de leitura que vai mudar”.

Ribamar reforçou que a forma de medir já é utilizada em estados, como em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Fonte: O Povo
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário