quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

SAÚDE: Campanha nacional oferecerá vacinação gratuita contra HPV

Meninas de 11 a 13 anos poderão ser vacinadas contra o HPV na rede pública de saúde. 


Meta é imunizar 5,2 milhões de pré-adolescentes em todo o País. É a primeira vez que a população terá acesso à vacina de maneira gratuita

Leve essa informação adiante: meninas de 11 a 13 anos poderão ser vacinadas contra o HPV na rede pública de saúde. Pela primeira vez, a vacina que previne contra o câncer de colo de útero, será encontrada gratuitamente em nível nacional. A meta é imunizar 5,2 milhões de pré-adolescentes em todo o país. http://goo.gl/H3fEKD
Ministério da Saúde 

Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil
O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (22), as estratégias para incorporação da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de março deste ano,  a vacinaque previne contra o câncer de colo de útero passa a ser incorporada no calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos. A Campanha Nacional de combate ao HPV começa no dia 10 de março. 
Em 2015, a vacina será ofertada também para meninas de 9 e 10 anos."Todos os estudos mostram que faixa etária de 9 a 13, ao se dar vacina, tem produção de anticorpos contra o HPV com maior intensidade. Com essa prevenção, mesmo antes de qualquer contato com risco de contaminação pelo vírus, as meninas já ficam protegidas", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em dois meses e a terceira, em seis. Será feito um cadastro com nome, endereço e telefone das meninas imunizadas para que o Ministério da Saúde tenha controle de que todas as doses serão aplicadas. As 36 mil salas de vacinação em todo o País, além de escolas públicas e privadas, vão estar envolvidas nessa campanha.
A vacina deve ser aplicada com autorização dos pais ou responsáveis. Ela tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. "Vacina contra o HPV é medida preventiva, não substituiu a realização de exames periódicos e o uso de preservativo nas relações", alerta a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Carla Domingues.
O Ministério da Saúde investiu R$ 465 milhões na compra de 15 milhões de doses da vacina para este ano, quantidade suficiente para que 5,2 milhões de pré-adolescentes sejam imunizadas. É a primeira vez que a população terá acesso gratuito, em nível nacional, à vacina contra o HPV.

CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário